Agrícola

Notícia publicada terça-feira 27 janeiro 2015

Criador de gado charolês de Palmeira é tetracampeão brasileiro no ranking da ABCC

Gostou, compartilhe

Tendo por base um plantel com excelentes animais, uma eficiente equipe de colaboradores e uma enorme paixão pelo gado charolês, o criador Nelson João Klas arrebatou pela quarta vez consecutiva o título do Ranking Nacional da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCC), nas categorias criador e expositor. Destacado junto com a Cabanha Tesourão, sediada no município de Palmeira, ele comemorou a quarta conquista nacional, resultado de participações premiadas de seus animais em exposições realizadas em 2014 no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Um dos momentos marcantes foi a premiação como Grande Campeão do touro Kevin 602 do Tesourão, em setembro do ano passado, em Ponta Grossa. O touro ficou na segunda colocação do ranking de animais, com 511,3 pontos somados nas exposições em que participou. Outros quatro animais da cabanha de Palmeira aparecem entre os dez melhores do ranking. Os resultados colaboraram na soma de pontos para as categorias criador e expositor, nas quais Klas obteve a primeira posição, com 4.137,6 pontos e 3.821,9 pontos, respectivamente, com ampla margem à frente dos demais colocados.

Confirmada a quarta conquista nacional, Klas afirmou ser natural a sua alegria por ver a Cabanha Tesourão galgar outra vez o topo do podium. “É grande a satisfação vivida pelos meus familiares e em especial pelos meus funcionários, com os quais divido o mérito da conquista. Da mesma forma, meus companheiros do Núcleo de Criadores dos Campos Gerais, de Guarapuava e do Norte do Paraná, são co-responsáveis pelo sucesso de cada exposição promovida, nas quais, o esforço de cada um e de todos fizeram crescer o Charolês no Paraná, de tal forma, que a raça vem ganhando visível espaço e a passos largos, como a melhor, a mais célere e produtiva nos cruzamentos industriais”, disse ele.

Contribuição

O presidente da ABCC, Wilson Borges, titular da Cabanha Labor, de Soledade (RS), também comentou o resultado: “É muito bom para a raça contar com alguém como o Dr. Nelson, que é um apaixonado pelo charolês e desenvolve um trabalho sério e consistente de seleção. Os resultados aparecem na pista. Além disso, ele faz questão de participar de todas as exposições ranqueadas, contribuindo para demonstrar que o charolês pode ser uma ferramenta de incremento da produtividade da pecuária através de animais com maior rendimento e peso de carcaça, atingindo acabamento adequado na idade apropriada”, disse o presidente da entidade.