Agrícola

Notícia publicada quinta-feira 30 agosto 2012

Parcerias desenvolvem conhecimento e fortalecem agricultura familiar na região

Gostou, compartilhe

O Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas, de Palmeira, tem participação no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Sementes, do governo federal, operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e desenvolvido localmente por cooperativas de Palmeira e São Mateus do Sul, Cafpal e Cofaecode, respectivamente, que são assessoradas pela AS-PTA. Alunos do estabelecimento participam do desenvolvimento de testes de germinação das sementes que serão distribuídas a mais de 3 mil famílias agricultoras da região.

O empenho de professores e alunos do 2º ano dos cursos técnicos em agroecologia e agropecuária em realizar os testes de germinação e posterior análise dos resultados ajuda os agricultores beneficiados por este programa a planejarem corretamente o plantio de suas lavouras.

O desenvolvimento de parcerias regionais entre organizações de base da agricultura familiar, como nesse caso, proporciona benefícios às famílias agricultoras da região Centro Sul do Paraná. Através de debates com os agricultores produtores de sementes crioulas sobre o resultado dos testes de germinação, ampliam-se os conhecimentos sobre o manejo de suas sementes, assim mantendo um bom índice germinativo das mesmas.

“Parcerias como estas, que somam esforços de todos produzem resultados de grande amplitude para o desenvolvimento rural regional, com a distribuição de sementes de qualidade que geram renda e promovem autonomia das famílias”, afirma o biólogo Fábio Junior Ferreira da Silva, da AS-PTA.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Sementes, do governo federal operado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é desenvolvido regionalmente por cooperativas de agricultores familiares de Palmeira e de São Mateus do Sul, Cafpal e Cofaeco, respectivamente, ambas assessoradas pela AS-PTA.