Agrícola

Notícia publicada sexta-feira 07 agosto 2015

Simpósio Produção de Leite em Witmarsum tem mais de 400 participantes

Gostou, compartilhe

Promovido pela Cooperativa Witmarsum, o 8º Simpósio Produção de Leite, realizado na sexta-feira (7), reuniu mais de 400 participantes no Hotel Campestre Leão de Judá, entre produtores, técnicos e estudantes de cursos do setor agropecuário. A programação do evento contou com palestras e debates sobre aspectos da cadeia produtiva do leite, além da troca de experiências entre os participantes.

Na abertura do simpósio presidente da Cooperativa Witmarsum, Ewald Warkentin, falou sobre a importância da informação para a obtenção de melhores resultados. Ele destacou o Programa Witmarsum de Qualidade do Leite, desenvolvido pela cooperativa, e que vem apresentando índices expressivos, tanto no aumento do volume como na qualidade do leite produzido pelos cooperados.

Com a palestra “Manejo e nutrição – você pergunta e ele responde”, o consultor Renato Palma apresentou informações e respondeu perguntas formuladas pelos participantes quando da inscrição no evento. O professor Rodrigo Almeida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi o mediador.

Falando sobre a gestão de recursos humanos, o professor Paulo Fernando Machado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba (SP), palestrou sobre “Como atrair e reter bons funcionários”.

No período da tarde, o tema apresentada foi “Por que medir?”. Em quatro palestras, o tema começou a ser tratado com “Planilhas e ferramentas”, apresentado pelo médico veterinário Edílson José Vieira, da Cooperativa Witmarsum; seguiu com o “Pós-parto”, pelo médico veterinário Perci Janzen, da Chácara Régia; depois com “A silagem de milho”, pelo engenheiro agrônomo Rogério Dyck, da Cooperativa Witmarsum; e, por fim, com “A gestão”, pelo médico veterinário Jefferson Ferst Vieira, gerente da Cooperativa. Depois das palestras, as dúvidas e questionamentos dos participantes foram respondidos pelos palestrantes.

Após o término da programação de palestras, uma confraternização entre os participantes marcou o encerramento do 8º Simpósio Produção de Leite da Cooperativa Witmarsum.

Criador Jovem

Para incentivar a continuidade da produção leiteira na propriedade familiar, a Cooperativa Witmarsum desenvolve o projeto Criador Jovem, que é coordenado pelo médico veterinário Edílson José Vieira, chefe do Departamento de Assistência Técnica. Durante o 8º Simpósio Produção de Leite aconteceu a premiação dos destaques do projeto, como parte da programação do evento.

Com a participação de 15 adolescentes, este ano o projeto teve como destaques Nathalie Epp e João Vitor Heinrichs, com o primeiro e segundo lugares, respectivamente, na avaliação das atividades desenvolvidas durante o ano. Cada um deles recebeu um telefone celular com prêmios e todos os participantes do projeto receberam brindes.