Agrícola

Notícia publicada quarta-feira 12 setembro 2012

Valor da produção nacional de lavouras atinge recorde de R$ 227,7 bilhões

Gostou, compartilhe

O Valor Bruto da Produção (VBP) das principais lavouras do país está estimado em R$ 227,7 bilhões e supera em 0,8% o índice registrado no mesmo mês de 2011. O valor alcançado neste ano é o maior da série construída desde 1997. Os dados, divulgados na terça-feira (11), são calculados a partir dos levantamentos de safra realizados no mês de agosto.

Segundo o coordenador da Assessoria de Planejamento Estratégico (AGE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques, três fatores principais influenciaram no resultado: as secas no Brasil nas regiões Sul e Nordeste, as estiagens nos Estados Unidos e a grande expansão da produção de milho no Brasil que, neste ano, superou a produção de soja, tradicionalmente maior que a do cereal. “Esses fatores afetaram os preços agrícolas, especialmente os de soja e de milho, e também a produção, que sofreu quebras acentuadas de alguns alimentos como soja, milho e feijão”, explica Gasques.

Entre os produtos de melhor desempenho neste período pode-se destacar o algodão (37,1%), o milho (28,4%), a soja (16,4%) e o feijão (9,4%). Entre os produtos que vêm apresentando resultados desfavoráveis no faturamento neste ano, os que têm mostrado pior desempenho são a laranja (-50,7%), o tomate (-50,2%), a batata inglesa (-44,2%), a mandioca (-17,7%), o cacau (-15,7%), o trigo (-15,2%) e o arroz (-14,1%).

O valor da produção regional mostra-se com aumentos, em relação a 2011, no Centro-Oeste (26,8%), no Nordeste (19,8%) e no Norte (5,7%). Nas duas principais regiões produtoras de grãos – Sul e Centro-Oeste -, os estados que lideram os aumentos do valor da produção foram o Paraná e Mato Grosso, respectivamente. De acordo com Gasques, os dados mostram que neste ano os resultados da soja e do milho beneficiaram a maioria dos estados que plantaram esses produtos em 2012.