Destaques

Notícia publicada quarta-feira 13 dezembro 2017

Caminhada Passos que Salvam e Desafio Natureza Extreme teve grande participação

Gostou, compartilhe

O município de Porto Amazonas proporcionou no domingo (3) um dia voltado ao esporte e atividades voltadas à saúde à comunidade local, com a realização da “Caminhada Passos que Salvam” e o Desafio Natureza Extreme.

O circuito foi de 3 km e os participantes percorreram as principais ruas da cidade. Na metade do percurso na Clínica AlfaPio, foi montado um palco onde o médico Dr. Haydan Freitas Osako, e a enfermeira e coordenadora do evento, Thais Hornung Sedlak, realizaram uma pequena palestra sobre o câncer infantojuvenil. Já o professor de dança, Keylon S. Tavares, fez todos dançarem diversos ritmos e ao final da caminhada na praça municipal os participantes puderam degustar diversas frutas que são produzidas em Porto Amazonas e que foram doadas pelos mercados e produtores locais.

A Caminhada Passos que Salvam tem por objetivo incentivar a população a detectar precocemente os sintomas do câncer infantojuvenil que atualmente é a principal causa de mortes por doença na faixa de 5 a 19 anos.

Esta foi a 1ª edição da Caminhada realizada em Porto Amazonas, para a coordenadora do evento, Thais, ela foi um sucesso, com a participação de dezenas de pessoas que adquiriram o kit caminhada, vendido a R$ 35,00 onde continha camiseta, boné e sacola, os fundos arrecadados são destinados ao combate do câncer infanto juvenil, no Hospital do Câncer de Barretos. A união de diversos voluntários, que não mediram esforços para a concretização, também ao apoio de empresas locais que adquiriram os kits, e doaram frutas, apoio da Prefeitura Municipal, e da Clínica AlfaPio.

Desafio Natureza Extreme

Essa foi a primeira vez que a cidade sediou um evento da categoria, o que atraiu diversas pessoas para acompanhar o início da prova. A concentração, largada e a chegada aconteceram na Praça Central, foram centenas de ciclistas e corredores que tiveram a oportunidade de conhecer as belezas naturais de Porto Amazonas, passando por uma região privilegiada, em meio a rios, riachos, cachoeiras e lindas paisagens.

As provas foram de Mountain Bike com 44 Km, e 20 KM, corrida a pé de 13 Km e 7 Km.  Além de Caminhada, e para a criançada teve diversas atividades, como corrida kids, concurso de bicicleta enfeitada, e a presença da mulher maravilha e do homem aranha. Diversos atletas de várias cidades do estado participaram do evento, como Ponta Grossa, Curitiba, Palmeira, Irati, Campo Largo, Lapa, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Guarapuava, Pirai do Sul, Balsa Nova e São José dos Pinhais.

Foram premiados os atletas com melhor tempo em cada categoria e faixa etária, praticamente todas as categorias, contaram com a participação de atletas porto amazonenses, e diversos subiram ao pódio alcançando premiações de 1º, 2º ou 3º lugar.

Palmeirenses

De Palmeira, vários atletas participaram das provas do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike. O estreante Vitor Santos Serrato participou na categoria 20 km – Sport Sub 30 de 18 a 29 anos ficou em 2º lugar. Gilberto Cardoso pela Beto Bike na categoria Pro 44 km – M 40-49 ficou em 3º lugar e  Altair Santos pela Pedalsul Curitiba, na categoria 20 km – Sport Master 40 a 49 anos ficou em 2º lugar. A proprietária da Clínica AlfaPio Saúde Especializada e Fitness, Silvia Bini Kampa, comemorou o sucesso do evento e disse que a Clínica se alegra em apresentar nosso município e o trabalho da equipe AlfaPio desenvolvido na cidade para tantos visitantes.

Fotos: Luiz Lupa/Divulgação