Destaques

Notícia publicada sexta-feira 13 abril 2018

Palmeira festeja o aniversário de 199 anos com desfile cívico e programação vai até o dia 27

Gostou, compartilhe

No sábado (7) teve o Momento Cívico na Praça Marechal Floriano Peixoto, com a presença do prefeito Edir Havrechaki, Presidente da Câmara, pastor Anselmo Osório, secretários municipais, representantes das forças militares (exército, polícia e bombeiros), representantes de diversas escolas municipais, membros do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, além de representantes da comunidade eclesiástica do município.

A apresentação da Fanfarra Arthur Orlando Klas regida pelo comando e Douglas Schuli e a apresentação musical da cantora e compositora Gabriella Helena Ribeiro deram um toque especial à solenidade. Ambas as apresentações foram em homenagem ao município, sendo que Gabriella apresentou a música de sua autoria “Cidade  Clima”, finalizando a solenidade com chave de ouro.

Desfile

O prefeito com sua família, equipe de secretários e funcionários abriram o desfile. Seguido das demais escolas do município que neste ano trouxeram pra rua uma mensagem de valorização dos valores principais e da paz.

As pessoas puderam prestigiar a apresentação da Fanfara Arthur Klas, do Colégio Dom Alberto Gonçalves, que foi reativada neste ano por meio da parceria entre a Secretaria de Cultura e Patrimônio e o colégio, buscando o resgate da maior fanfarra do município como patrimônio imaterial. O desfile também teve apresentação da Fanfarra da Melhor Idade, de Ponta Grossa, que contém integrantes de 65 a 95 anos. Além de escolas e CMEIS da cidade, Corpo de Bombeiros com sua frota, Palmeira Cross com veículos Off Road e 2º Batalhão de Suprimentos de Palmeira (Exército) que finalizou o desfile.

Feira da Lua

Ainda no sábado, a programação continuou com mais uma edição da Feira da Lua, oferecendo comidas típicas e atrações musico-culturais para a população. A temática desta edição foi o carnaval, principalmente no sábado, sendo que as atrações ficaram por conta das Marchinhas de Carnaval com o Coral Municipal de Palmeira às 19h30, seguido pelos Sucessos do Samba com a Escola de Música Vivace. Já às 20h30 a população apreciou os Clássicos do Samba com a Orquestra Municipal de Palmeira e das 21h30 às 22h30 a Praça Marechal Floriano Peixoto recebeu a Banda Pierrot de Tibagi e Escola de Samba São José de Tibagi. O evento também contou com a Presença das Rainhas do Carnaval de Tibagi.

Domingo

No domingo a programação, com apresentações de Rap das 13 às 16 horas seguido por Didi Fiocrucci (Voz e Violão). Das 17 h às 22 horas uma sequência de apresentações musicais animou a Praça da Matriz com: A Onda Cósmica (Projeto de Música Instrumental), Larissa Blanco e Banda, Bigodes e Coiotes, Enigma Rock e Marcel Ferraz. Além das apresentações musicais e carnavalescas a Feira da Lua teve comidas especiais, típicas do Brasil. Os participantes experimentaram Tapioca, Coxinha no Copo, Entrevero no Pão, Sanduíche de Barreado, Comida Chinesa, Batata no Cone e Sanduíche do Fritz. A feira também fez venda de refrigerantes, Chopp Usina Malte e Chopp Colina.

Programação de aniversário

A terceira semana do mês de aniversário de Palmeira começa em Colônia Witmarsum com o Milk Race Festival no dia 15 (domingo), a partir das 8 horas e a atividade infantil “Um dia de Desbravador”, no mesmo dia, a partir das 9 horas na Praça da Matriz. Entre os dias 16 e 20 acontece a Exposição dos Trabalhos do projeto: Uma Pitada da Nossa História na Prefeitura de Palmeira, Banco do Brasil, Assistência Social, Supermercado Palmeiras e Banco Sicredi.

Na última semana da programação, no dia 22 haverá a Cãominhada e Concurso de Cães na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz). Nos dias 25 e 26, acontece o 6º Ciclo de Palestras do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) no Salão da Secretaria de Assistência Social. Entre os dias 25 e 29 acontece a Feira do Livro na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz).

A programação de aniversário se encerra com chave de ouro no dia 27 de abril com a reinauguração do Museu Histórico de Palmeira – Dr. Astrogildo de Freitas, que passou por revitalização.

Fotos: Prefeitura de Palmeira e Foco Eventos.