Santa Casa inaugura equipamentos de mamografia e digitalização radiográfica

Destaques

Notícia publicada segunda-feira 07 maio 2018

Santa Casa inaugura equipamentos de mamografia e digitalização radiográfica

Gostou, compartilhe

Na tarde da última sexta-feira (4) aconteceu nas dependências do Hospital Santa Casa de Palmeira a inauguração das instalações e dos novos equipamentos para mamografia e digitalização radiográfica. Os recursos foram conseguidos através de um projeto com Lions Internacional e o Lions Clube de Palmeira, e contou com apoio de empresários além da população palmeirense em geral.

O termo de acordo de cooperação com o Lions Internacional teve ato firmado no dia 11 de outubro de 2017, que com um projeto de subsídio, conseguiu 75% do valor para aquisição dos aparelhos, o restante foi conseguido com promoção de ação entre amigos em uma campanha promocional, tendo como prêmio, um automóvel zero quilômetros, o qual teve como ganhadora uma palmeirense moradora do interior do município.

A entrega oficial das instalações e dos equipamentos, sendo um mamógrafo e outro de digitalização radiográfica, foi realizado pelo Governador do Distrito LD-1, de Lions Internacional, Valdir Wessler, João Péricles Goulart e Marilu Goulart. Contou também com a presença de Companheiros-Leão e Companheiras-Leão e domadoras, bem como do provedor da Santa Casa Antonio Carlos Carneiro, diretores e funcionários.

A diretora do hospital, Rosilaine Heinrich informou que os aparelhos adquiridos chegaram no início do mês de fevereiro, e que as funcionários que vão operar os mesmos, passaram por treinamento antes e depois das instalações, assim promovendo uma boa capacitação para atendimento ao público. Rosilaine falou ainda que o hospital já está realizando os exames pelo Instituto Municipal de Assistência à Saúde de Palmeira (IMASP) e também às pessoas que desejarem fazer o exame de forma particular. Ela disse que outros convênios estão em processo de negociação quanto a planos de saúde e também a possibilidade de atender a população dos municípios de Porto Amazonas e São João do Triunfo.

Na sequência, as técnicas em diagnóstico por imagem, Leidi Dayane Queiroz e Soraya Batista dos Santos explicaram sobre o funcionamento dos aparelhos para o público presente a inauguração. O raio-x digital de alta resolução de imagens promoverá a segurança para a saúde dos pacientes, sem precisar ficar várias vezes exposto aos raios e também ao meio ambiente, por evitar a produção de lixo hospitalar e produtos químicos. Além disso, através de um software, o sistema proporciona armazenamento das imagens, o que não era possível antes, e também realizar o envio dos exames para os médicos que solicitarem os mesmos, o que garante mais agilidade.

O mamógrafo de última geração tem as cargas de radiação diminuídas, possibilitando exames mais benéficos às pacientes, podendo realizar exames em mulheres que usam próteses além de fazer exame de mamografia masculina.

Segundo informações, a Secretária de Saúde de Palmeira, em 2017 agendou 434 exames de mamografias para realização em de Ponta Grossa, em clínicas conveniadas com a 3ª Regional da Saúde. Já, com o mamógrafo do Hospital Santa Casa será possível fazer todos os exames em Palmeira garantindo mais controle, agilidade e melhorando a saúde das mulheres.

Fotos: Gilberto Bastos