Destaques

Notícia publicada quinta-feira 11 abril 2019

ADJORI-PR realizou reunião em Palmeira com a presença de 15 jornais do interior do Paraná

Gostou, compartilhe

A ADJORI-PR que congrega dezenas de jornais do Paraná realizou sua reunião ordinária no último sábado (6) em Palmeira. A escolha do local para sediar a reunião ordinária da Associação de Jornais segundo disse o presidente da ADJORI, Elízio Jaci Siqueira Júnior, foi por Palmeira estar festejando seus 200 anos de fundação completado no dia 7 de abril, mês que também que o jornal anfitrião, a Gazeta de Palmeira completa seus 43 anos de existência.

A reunião aconteceu nas dependências da Choperia Kasdorf`s, que é uma construção secular, na Praça Marechal Floriano Peixoto, onde está a Igreja Matriz de Nossa Senhora Conceição que também completa 200 anos e é um dos belos exemplares com estilo eclético de arquitetura, com características do clássico, românico e rococó e que foi totalmente restaurada.

A reunião contou com a participação de 15 jornais, sendo a Gazeta de Palmeira, Tribuna Regional da Lapa, Folha de Irati, Hoje Centro Sul de Irati, A Notícia do Sudoeste – de Palmas, Jornal Novo Tempo – de Santa Izabel do Oeste, Rio-Mafra Mix – de Rio Negro, Impacto Paraná – de Curitiba, O Popular de Araucária, Gazeta Metropolitana e Gazeta de Pinhais, Jornal União – de Campina Grande do Sul, Expresso Notícias – de Telêmaco Borba, Jornal da Cidade – de Sertanópolis e Gazeta da Cidade – de Arapongas.

Diversos assuntos de interesse dos associados foram discutidos na reunião, como a realização de assembleia a ser realizada no mês de maio em Curitiba e realização do 27º Congresso da ADJORI com a realização do Prêmio ADJORI neste ano. Contratação de representante comercial, portal da associação, inclusão de novos associados entre outros assuntos.

Visita

Antes do encerramento da reunião, os integrantes da ADJORI tiveram a presença do prefeito municipal Edir Havrechaki que em sua fala disse: “fiz questão de comparecer ao evento e trazer o meu apoio e reconhecimento ao importante papel desenvolvido pela mídia impressa, que hoje tem um grande desafio com a mídia digital, mas que desenvolve o importante papel de informar com responsabilidade, credibilidade tudo aquilo que acontece”. Edir agradeceu a presença dos diretores de jornais e da ADJORI por realizar a reunião em Palmeira, justo quando a cidade completa os seus 200 anos de fundação. O prefeito convidou a todos a voltarem visitar a cidade.

Outra presença foi a do secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico e Relações Públicas do município, Waldir Joanassi Filho que também falou aos presentes. Ele enalteceu a ADJORI por fazer a reunião em Palmeira e destacou a cultura, a história e a importância de Palmeira para o Estado. Também falou dos dois patrimônios imateriais tombados, o “Pão de Bafo”, que foi servido no almoço e da “Gengibirra”, que acabou de ser tombada como patrimônio imaterial. A gengibirra é fabricada pela Cini Bebidas há mais de um século e a receita vem dos italianos que imigraram para Palmeira, no final do século 19 e fundaram a primeira experiência anarquista da América Latina com a “Colônia Cecília” entre os anos de 1890 a 1894.

Almoço e passeio

O almoço servido aos participantes da reunião foi o prato típico de Palmeira, “Pão de Bafo”, e a bebida foi a “Gengibirra”, ambos tombados como patrimônios imateriais de Palmeira. Após o almoço, alguns dos diretores de jornais que puderam permanecer na cidade, foram convidados pelo secretário de Cultura Waldir Joanassi Filho, para irem até Witmarsum, colônia alemã que fica no interior de Palmeira. Onde puderam conhecer a Usina Malte, uma cervejaria artesanal que produz 9 tipos de cervejas puro malte e inclusive lançou a cerveja “Freguesia” comemorativa aos 200 anos de Palmeira, que tem festividades programadas até o final do ano.

Fotos: Simone Marinho e Moacir Guchert