Destaques

Notícia publicada sexta-feira 18 maio 2018

Ala da maternidade da Santa Casa recebe nome do médico Dr. Jorge Amin Bacila

Gostou, compartilhe

A Santa Casa de Palmeira na quinta-feira (17) realizou a denominação da ala da maternidade em homenagem ao médico “Dr. Jorge Amin Bacila”, que por mais de 30 anos dedicou-se a atender as famílias palmeirenses e tinha bastante afeto por todos seus pacientes priorizando a saúde de cada um.

O Presidente do Conselho Deliberativo do hospital, João Henrique Malucelli Klas, disse que está sendo completada a reforma da maternidade, sendo 10 apartamentos entre particular e SUS com 16 leitos. Ao fazer uma retrospectiva, disse que o primeiro a ser reformado o apartamento número 1 pela Gabi Folheados e o segundo por um grupo de voluntários. Também com a venda dos livros do cronista João Marcos Santos Malucelli que teve o prefácio escrito pelo homenageado Dr. Jorge, foi reformado o apartamento número 7, além de Sebastião Barausse, David Pianowski, Genilson Bastos e Sueli S. Leandrin Silva, Sindicato Rural de Palmeira, Laboratório Correia & Moraes e Rendicolla e o Lions Clube de Palmeira.

Agradecimento

Em nome de toda a família e representando o Dr. Jorge que por motivos de saúde não pôde comparecer, seu filho Antônio Roberto Bacila proferiu as palavras de agradecimento e lembrou da rotina que seu pai fazia pelo hospital e a vontade dele de retornar atender as pessoas da cidade depois de anos atendendo em Curitiba.

O descerramento da placa foi feito por Solange Bacila Acras e Antonio Acras, filha e genro do homenageado. Logo após, familiares e convidados da comunidade puderam conhecer as estruturas da maternidade tendo como registro a família Bacila, no primeiro apartamento reformado, e assim, marcando mais um ato histórico do Hospital Santa Casa de Palmeira.

Dr. Jorge Amim Bacila

Nasceu em Palmeira no dia 1º de dezembro de 1920, ele é filho de Amim e Victória Bacila, e seu pai, Amin Bacila migrou da Palestina para o Brasil aos 14 anos de idade, radicando-se em Palmeira. Aos quatro anos de idade, Jorge foi atingido pela epidemia de varíola, o que resultou em perda auditiva total. De imediato foi iniciado no treino da leitura labial, por sua mãe.

Frequentou o ensino primário no Colégio Imaculada Conceição e o secundário no Colégio Jesuíno Marcondes em Palmeira. Posteriormente foi interno do Liceu Rio Branco, em Curitiba.

Em decorrência da deficiência auditiva, transpôs os ciclos escolares com extrema dificuldade, tendo recebido, em todo o ensino básico e médio, valiosa atenção complementar por parte da professora Maria Nicolas que lecionava na comunidade do Lago, até o seu ingresso no curso superior.

Iniciou o curso de Medicina em 1941, na Universidade Federal do Paraná. Em 1945, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em medicina pela Faculdade Fluminense de Medicina, em 1947.

Por 30 anos, prestou inestimável atendimento de saúde pública, clínica geral, cirúrgico e obstétrico aos munícipes de Palmeira, Porto Amazonas e São João do Triunfo.

Prestou assistência ao nascimento de aproximadamente 11 mil crianças. Em 1976 transferiu-se para a cidade de Curitiba, onde exerceu a medicina por mais 34 anos.

Encerrou suas atividades profissionais em setembro de 2010, aos 90 anos tendo praticado os 63 anos da sua profissão, contando com a leitura labial. Atualmente está com 97 anos de idade.

Em dezembro de 2015 recebeu a Comenda da Ordem Estadual do Pinheiro.

Em sua homenagem, receberam o nome “Jorge Amin Bacila” os seguintes estabelecimentos públicos: Associação de Pais e Amigos da Educação Especial e Reabilitação e a Estratégia de Saúde da Família, ambas em Palmeira, e agora a ala da maternidade do Hospital Santa Casa de Palmeira.

Fotos: Gilberto Bastos