Destaques

Notícia publicada terça-feira 27 setembro 2016

AS-PTA realiza atividades em parceria com feirantes agroecológicos de Palmeira

Gostou, compartilhe

No dia 24 de setembro, foi realizada uma atividade por membros da AS-PTA- Agricultura Familiar e Agroecologia junto com os feirantes agroecológicos do município, parceiros da entidade e membros da Associação de Produtores Agroecológicos de Palmeira (APEP). A atividade foi realizada junto a feira agroecológica que acontece todos os sábados na pracinha da Rua Conceição, em frente ao cemitério, onde foram realizadas algumas entrevistas com os consumidores locais que freqüentam a feira sobre o consumo de alimentos saudáveis agroecológicos, oferta de alimentos e demanda familiar. Além disso, foram acompanhadas as entregas locais que os feirantes realizam no município como em mercados e restaurantes, além da tradicional sacola domiciliar.

Feira

Essa feira já vem sendo realizada há 16 anos pelos agricultores e agricultoras familiares agroecológicos, fundadores da associação do município, oferecendo diversas espécies de hortaliças, tubérculos, cereais e seus derivados, panificação, entre outros alimentos que se tem disponível dentro da época do calendário agrícola. A AS-PTA vem executando um projeto no município junto com a associação e Cooperativa da Agricultura Familiar de Palmeira (CAFPAL), intitulado de “Promoção da articulação entre CIDADE E CAMPO em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar”.

O objetivo principal do projeto é promover e articular as dinâmicas locais e regionais de produção, processamento e abastecimento agroecológico em organizações do campo e da cidade, orientadas em relações solidárias e nos princípios da soberania e segurança alimentar das populações.

Etapa

No município de Palmeira, uma próxima etapa deste projeto ainda neste ano, é realizar algumas visitas de intercâmbio entre os consumidores locais e os agricultores que estão produzindo, para que o consumidor possa ver a forma que são produzidos os alimentos agroecológicos, preparados e até processados para que cheguem na mesa do consumidor através da feira, mercados, restaurantes e as sacolas entregues em seus domicílios. (Foto: Internet/Divulgação)