Destaques

Notícia publicada quarta-feira 15 novembro 2017

AS-PTA realiza oficina com merendeiras de São João do Triunfo sobre alimentos saudáveis

Gostou, compartilhe

No dia 14 (terça-feira) foi realizado em São João do Triunfo, uma oficina sobre alimentos saudáveis a aproveitamento de frutas nativas no município contando com todas as merendeiras e diretores e diretoras das escolas municipais e estadual da rede de ensino local. A oficina contou com mais de 40 participantes. A AS-PTA vem apoiando no município em parceria com várias entidades ligadas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e Secretário de Educação Valmor Pase e a nutricionista Franciane.

Programa

Foi realizada a apresentação do programa de merenda escolar que após aprovada a Lei Municipal torna a partir de 2018, a compra direta de alimentos agroecológicos dos agricultores familiares de acordo com a legislação através de licitação pública. Em seguida, os assessores técnicos da AS-PTA, André Emílio Jantara e Fábio Júnior Pereira da Silva, foi apresentado os resultados do trabalho que está sendo realizando no município e região: “Promoção da articulação entre o campo e a cidade em dinâmicas locais e regionais de abastecimento agroecológico, conjugado com incidência política em soberania e segurança alimentar e nutricional”.

Oficina

A tarde foi realizada uma oficina ministrada pela agricultora e Vilmari de Souza Macedo da comunidade de Água Clara de Palmeira e membro da Associação de Produtores Ecológicos de Palmeira (APEP) sobre o aproveitamento de frutas nativas e a fabricação de sucos, compotas e doces, como de gabirova, pitanga, morango, amora, entre outras.

No encerramento, a degustação de doces que foram fabricados pelas merendeiras, como também alimentos feitos por elas e levados ao encontro para mostrar as criatividades das receitas caseiras que cada uma tem.