Destaques

Notícia publicada terça-feira 03 janeiro 2017

Audiência pública de mobilidade, transporte e arborização acontecem amanhã

Gostou, compartilhe

As secretarias de Gestão Pública e secretaria de Meio Ambiente realizam amanhã, dia 04 de janeiro audiência pública para apresentação e debate sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo Urbano e Rural, juntamente com o Plano de Arborização Urbana, para todos moradores e interessados no assunto.

As audiências acontecem simultaneamente no auditório da Secretaria de Educação, com início às 13 horas para explanação sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo Urbano e Rural, e às 15 horas do Plano de Arborização Urbana.

Os planos seguem em estudo desde 2015, quando foi contratada a empresa Ecotécnica Tecnologia e Consultoria iniciando levantamento de dados sobre as características principais encontradas na região, com base nos índices desenvolveram um planejamento. O plano de mobilidade segue diretivas aplicadas pela Lei Federal 12.587/2012, que atribui aos municípios o planejamento, execução e avaliação da política de mobilidade urbana, bem como a regulamentação dos serviços de transporte

Já houve apresentação no mês de julho aos servidores das respectivas secretarias, que analisaram e readequaram alguns ajustes nos planos. Agora o plano em reta final será apresentado aos moradores e segue para votação na Câmara Municipal.

Plano prevê mudanças em toda a cidade
A mudança na mobilidade se baseia no estudo e levantamento de dados, uma vez que Palmeira deverá passar por uma reformulação do sistema viário e de trânsito, através da padronização e hierarquização de ruas e calçadas para pedestres. Sendo que entre 2005 e 2015 a frota veicular de Palmeira cresceu em 105,4%, passando de 9.499 para 19.515 veículos. Com base no diagnóstico a empresa busca modificar o sentido de algumas ruas, bem como classificar as vias por importância.

Já no transporte coletivo segundo as informações da empresa, para que Palmeira tenha um transporte coletivo mais eficiente é necessário aumentar o número de viagens semanais de 77 para 121, crescimento de 57%. Os aditivos aconteceriam na área urbana, e os itinerários nas linhas interbairros, industrial e rural. O proposta inclui ainda a criação de um transporte turístico que funcionará nos sábados domingos e feriados, com 6 viagem por dias na rota Recato dos Papagaios/Colônia Witmarsum.

E na arborização o plano contempla diversas demandas para o município, a proposta leva em conta a posição das redes elétricas e as indicações da Copel e do Iap, seguindo os portes de árvores adequados para cada local e as espécies mais indicadas para o tipo de clima e de estrutura urbana. Além da proposta de valorização da árvore palmeira e criar novos espaços e áreas públicas pensando no bem estar do munícipe através da arborização.