Destaques

Notícia publicada quarta-feira 30 agosto 2017

Bombeiros ajudam salvar a vida de dois bebês por afogamento com leite materno

Gostou, compartilhe

As equipes do Corpo de Bombeiros de Palmeira em dois dias seguidos se depararam com a mesma ocorrência a obstrução de vias aéreas. No sábado (26) e no domingo (27), prestaram atendimento por telefone a duas crianças que acabaram se afogando com leite materno. Esses atendimentos prestados pelos bombeiros são comuns de certa forma e têm salvado muitas vidas.

Segundo o Sargento Fabrício Modrow de Freitas, no sábado (26) à tarde, ligou uma avó pedindo ajuda que o seu neto havia se afogado com leite materno, já estava cianótico (roxo) e não respirava. Modrow deu a primeira orientação para que a avó colocasse o bebê no seu braço, de barriga para baixo e com a boca entre os dedos e com esse movimento, a criança expulsaria por gravidade o leite que estava engasgando e também para dar pequenos tapinhas nas costas da criança. A ação foi muito rápida e avó falou a ele que a criança começou a gemer e voltou a respirar.

Em seguida, o sargento acompanhado do soldado Edivaldo da Silva Ferreira foram até a residência da ocorrência na Rua Augusto Stalschimitd na Vila Palmeirinha e levaram a criança que foi acompanhada dos seus pais até o Hospital Santa Casa para receber atendimento médico como de praxe.

No domingo (27) por volta das 19h30, outra pessoa ligou para os bombeiros pedindo socorro e orientação também por afogamento de uma criança. A ocorrência foi atendida pelo Cabo Everaldo Luís Kmita e soldado Alcides Martins, que após o procedimento por telefone, se deslocaram até a residência na Rua Marçal Baptista Teixeira, esquina com a Rua Manoel Ribas na Vila Rosa e encaminharam R.I.V. de um mês até o Hospital Santa Casa.

Visita

A equipe da Gazeta de Palmeira, acompanhada do Sargento Modrow e do Soldado Edivaldo foram visitar a avó e a criança que eles ajudaram e salvaram a sua vida.

A avó Adriane Fagundes contou como foi que tudo ocorreu. Ela disse que sua filha Andréa Fagundes e o marido Paulo Tenório que são surdos mudos, que moram na cidade de Toledo e estavam em Palmeira para o nascimento do bebê, que nasceu de cesariana num parto de emergência, que no dia do ocorrido ela tinha amamentado o seu filho J.F.T. de um mês e colocado ele na cama. A mãe do bebê percebeu que ele estava afogado, nervosa ela não conseguiu desafoga-lo, então a avó resolveu pedir ajuda para os bombeiros. Ela foi seguindo as orientações repassadas pelo sargento Modrow e seu neto acabou voltando a respirar.

A avó da criança disse que não foi a primeira vez que ela passou por essa situação, lembrou que há alguns anos teve outro neto afogado e através das orientações de um socorrista, ela também conseguiu desafoga-lo.

O sargento orientou a mãe que deve amamentar a criança numa posição mais alta e não deitada para evitar que isso possa ocorrer novamente. A família agradeceu aos bombeiros que prestaram o atendimento que salvou a vida de um bebê e cuja missão deles é de salvar vidas.

O sargento Modrow disse que é comum as pessoas esquecerem o número do telefone do Corpo de Bombeiros que é 193, que por nervosismo ou esquecimento quando precisam não sabem a quem recorrer, e que anotar e deixar o número bem visível é boa sugestão a todos.