Destaques

Notícia publicada quinta-feira 28 junho 2018

Cerca de 1.500 doses da vacina contra a gripe estão disponíveis ao público em geral

Gostou, compartilhe

Na sexta-feira (22) foi encerrada a Campanha de Vacinação contra a Gripe em Palmeira. No total foram aplicadas 5.904 doses, correspondendo a 87,62% do público alvo. As doses remanescentes, estimadas em 1.500 unidades, agora passam a ser ofertadas ao público em geral. Para receber a vacinação, a população deve ir a Estratégia de Saúde da Família mais próxima de sua residência, portando carteirinha de vacinação e um documento com foto, e solicitar o recebimento da dose.

Campanha

A campanha de Campanha de Vacinação contra a Gripe teve início em 23 de abril e se estendeu por quase dois meses O resultado obtido por Palmeira ficou acima da média nacional, que foi de 83% de vacinação das populações-alvo determinadas pelo Ministério da Saúde.

Quatro grupos prioritários de vacinação obtiveram resultados superiores a 80%. As puérperas tiveram cobertura vacinal de 87,04%, os idosos atingiram 91,51%, os trabalhadores de saúde chegaram a 100,82% e os professores alcançaram 108,06%. Apenas o grupo de crianças com idade acima de seis meses e menos de 5 anos e o de gestantes ficaram abaixo dos 80%. Eles atingiram 74,84% e 79,22%, respectivamente.

Para Fabiani Bach Czelusniak, secretária municipal de Saúde, o resultado final foi avaliado como positivo. “Apesar de não atingirmos a meta de 90%, alcançamos uma porcentagem maior que média nacional e vamos continuar disponibilizando doses para vacinar o máximo possível de palmeirenses”, disse.

A secretária também destacou a campanha realizada nas unidades de saúde do município para vacinar os grupos prioritários. “As unidades ficaram abertas em horário de almoço, realizaram atendimentos em dias especiais, como no Dia D realizado em um sábado, além de outras ações para atender a população em horários que pudessem atender a todos. Encaramos a vacinação como método essencial para evitar doenças”, destacou Bach.