Destaques

Notícia publicada segunda-feira 13 fevereiro 2017

Com 2 cervejarias a 80 km de Curitiba, Palmeira fica fora da Rota da Cerveja Artesanal

Gostou, compartilhe

Dois projetos votados visam fomentar o turismo paranaense com a instituição de rotas turísticas. Um dos projetos, de nº 277/2016, da deputada Claudia Pereira (PSC), institui a Região Turística “Rotas do Pinhão”; e o projeto de lei nº 644/2015 , de autoria dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), cria a “Rota da Cerveja Artesanal no Estado do Paraná”. Esses projetos não contemplam o município de Palmeira.

Sopa de Pinhão

Mesmo sendo uma das regiões com grande incidência de pinheiros araucária com a produção de pinhão e uma festa anual realizada pelo Jeep Clube de Curitiba, a cidade não foi incluída na Rota do Pinhão.

O projeto do deputado Rasca Rodrigues (PV),  pretende inserir no calendário oficial de eventos do Paraná a Festa da Sopa de Pinhão. Essa festividade ocorre, anualmente, no segundo final de semana do mês de julho, e é “tradição cultivada pelos ‘jipeiros’ de Curitiba”, que no passado chegou a 23ª edição. Os jipeiros iniciam as suas trilhas saindo de Curitiba e terminam na localidade Nossa Senhora das Neves no interior do município de Palmeira, mais conhecida como Nossa Senhora das Pedras, onde acampam e fazem a tradicional sopa de pinhão. 

Rota da Cerveja

Em outro projeto de autoria dos deputados Maria Victoria (PP) e Anibelli Neto (PMDB), cria a “Rota da Cerveja Artesanal no Estado do Paraná”. O objetivo do projeto é incentivar a produção de cerveja artesanal por meio das cervejarias caseiras e microcervejarias, além de promover eventos ligados à produção. A rota, inicialmente, será composta pelos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

Cervejarias

Palmeira é um dos municípios que conta com uma das mais antigas e tradicionais cervejarias artesanais do Estado. A Natbier de propriedade do mestre cervejeiro Heraldo Gillung, produz mais de 20 tipos de cervejas artesanais desde o ano de 1996. Na Colônia Witmarsum, desde 2014 a cervejaria Usinamalte produz cinco tipos de cervejas.