Destaques

Notícia publicada segunda-feira 27 julho 2015

Conferência Municipal da Juventude tem participação de cerca de 200 jovens

Gostou, compartilhe

Na sexta-feira (24), cerca de 200 jovens estiveram no Clube Palmeirense para participar da 3º Conferência Municipal da Juventude. Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, representantes de diversas escolas, pastorais da juventude, segmentos jovens esportivos e culturais, Parlamento Jovem e sociedade civil utilizaram a conferência como um mecanismo de escuta, reconfigurando e intervindo nas políticas públicas para a juventude, garantindo ao jovem um lugar central nas elaborações de propostas para o setor.

As propostas da última conferência, que aconteceu em 2011, foram revistas, e a plenária decidiu oficiar os responsáveis sobre a aplicação das mesmas. Também foram votadas e aprovadas pela plenária cerca de 30 propostas que ainda devem ser analisadas junto ao Executivo quanto à sua aplicabilidade. Segundo o presidente do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), Waldir Joanassi Filho, uma comissão especial de acompanhamento da aplicação das propostas será formada para acompanhar o andamento e a execução das deliberações da plenária. Ainda, será sugerida a assinatura de cartas de compromisso junto ao Executivo para garantir que as políticas públicas deliberadas pela conferência sejam validadas e executadas.

Segundo o Presidente do CMJ, a proposta da ação foi avaliar o que já vem sendo realizado, além de estimular o surgimento de novos projetos para a juventude do município. “A juventude é uma das áreas mais descobertas por políticas públicas. E como o futuro é para os jovens, nada mais justo que eles participem dessa construção, ” explicou

A mesa técnica foi formada pelo vice-presidente do CMJ, Olair Freitas, o diretor de redação do jornal Gazeta de Palmeira, Rogério Lima, a assistente social Zenilda Bruginski, a socióloga Tarcila Kunh, o capitão da Polícia Militar, Jonathan Boaventura Schulli, e a assistente social Márcia Regina Wansovicz. Cada um discorreu sobre um dos capítulos do Estatuto da Juventude, os quais formavam os eixos temáticos de discussão para a elaboração de propostas que serão apresentadas ao Executivo, além das propostas estaduais e nacionais que serão defendidas pelos 30 delegados eleitos para participar da Conferência Regional, com data ainda a ser marcada.

Abertura

O prefeito Edir Havrechaki, o vice-prefeito Marcos Levandoski, o deputado federal Aliel Machado, o assessor especial de Assuntos da Juventude do Estado do Paraná, Thiago Terada, e o presidente do CMJ participaram da abertura da conferência. Na ocasião, todos reforçaram a importância da elaboração e do cumprimento das políticas públicas para o segmento.