Destaques

Notícia publicada quarta-feira 20 junho 2012

Conta de energia elétrica da Copel vai ficar mais barata a partir da próxima semana

Gostou, compartilhe

Copel tarifaPor decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta de luz dos consumidores atendidos pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) vai ficar mais barata a partir do dia 24, com uma redução de 4,11% no valor da tarifa de baixa tensão, destinada aos consumidores residenciais. Na média, considerando todas as classes de consumo, também houve redução, de 0,65%. O procedimento faz parte da revisão tarifária da Copel, que ocorre a cada quatro anos. As novas tarifas são válidas por 12 meses.

Os porcentuais são resultado da Revisão Tarifária Periódica, que é aplicada a cada quatro ou cinco anos e tem como objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. As metodologias da revisão foram aprovadas em novembro do ano passado pela Aneel.

Ontem (19), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo federal está estudando reduzir o preço da energia por meio da desoneração de impostos do setor energético. “A geração de energia não é cara. Ela vai se tornando cara na medida em que os impostos, tributos estaduais e federais vão incidindo sobre o preço das tarifas”, disse o ministro, durante evento da Conferência das Nações Unidas, a Rio+20.

Atualmente, são cobrados dez encargos setoriais nas contas de luz, mais os impostos federais, estaduais e municipais. Segundo o Instituto Acende Brasil, os encargos e impostos representam 45,36% do total da conta de luz. No mês passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a redução da Conta Consumo Combustível (CCC), um encargo pago por todos os consumidores brasileiros para financiar o uso de combustíveis para geração de energia termelétrica nos sistemas isolados.