Destaques

Notícia publicada quinta-feira 22 novembro 2018

Corpo de Bombeiros de Palmeira completa 20 anos de atividades nesta sexta-feira dia 23

Gostou, compartilhe

O Corpo de Bombeiros de Palmeira, que está instalado na Rua Judith Sotta Malucelli, no Centro Empresarial, completa 20 anos de atividades no município nesta sexta-feira dia (23).

Para comemorar a data, na próxima sexta-feira (30) às 10 horas acontece uma solenidade no Quartel do Corpo de Bombeiros de Palmeira, em comemoração aos 20 anos de atividades, logo após, será servido um almoço para convidados na Juventude Atlética Palmeira (JAP). O evento deverá contar com a presença de autoridades civis e militares, além de políticos e convidados, além de ex-comandantes da seção de Palmeira.

Instalação

A seção foi criada através de convênio com a Secretária de Estado de Segurança Pública (SESP) e a Prefeitura Municipal de Palmeira, que na época, tinha prefeito Mussoline Mansani e como comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Paraná o palmeirense e Coronel José Renato Nogarolli, o que facilitou as negociações para que o município pudesse ter uma fração do Corpo de Bombeiros, a qual foi inaugurada no dia 23 de novembro de 1998.

Na época a unidade contava com um comandante e mais 15 praças, tinha em sua frota um caminhão de combate a incêndios, uma ambulância e uma viatura leve para vistorias técnicas.

As instalações utilizadas até hoje para servir de espaço físico para a unidade é um antigo barracão da desativada Indústria Malucelli, que hoje é o Centro Empresarial, cuja adaptação foi providenciada com recursos da Prefeitura Municipal, localizada na região central, próximo ao Fórum.

Reconhecimento

Com um lema bastante significativo, que diz: “Por uma vida todo sacrifício é dever” e com a missão de executar atividades de defesa civil, prevenção e combate a Incêndio, busca e salvamento, atender a acidentes e traumas e até atendimento pré-hospitalar dentre outros serviços executados pelos Bombeiros. Que por muitas vezes fazem a diferença entre a vida e a morte, com muito treinamento, eles arriscam a própria vida, para salvar outras vidas, eles são o socorro indispensável em muitos momentos, é por isso que para muitos, os Bombeiros são considerados heróis, e assim a unidade de Palmeira segue prestando relevantes serviços à população nestes 20 anos de atividade.

Atuação

Os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros de Palmeira, também abrangem os municípios de São João do Triunfo e Porto Amazonas e o atual comandante é o 1º Sargento Paulo Cesar de Almeida. Hoje, o efetivo é de 23 homens, sendo que as instalações foram melhoradas com o passar do tempo, a frota foi ampliada e também foram adquiridos vários materiais e equipamentos operacionais para proporcionar cada vez mais um atendimento de melhor qualidade e maior eficiência à comunidade. Porém, existe um terreno doado pelo Município e um projeto que está pronto e aprovado para que seja construída uma nova sede para os Bombeiros na cidade, o qual aguarda liberação por parte do Estado.

Hoje a frota de viaturas é formada por: 1 caminhão auto bomba tanque e resgate; 1 caminhão auto bomba tanque; 2 ambulâncias; 1 veículo de busca e salvamento; 3 veículos de transporte de pessoal; 1 carreta reboque e 1 barco de alumínio com motor de 15 HP.

Atendimentos

A equipe do Corpo de Bombeiros atende cerca de 500 ocorrências ao ano, sendo as mais comuns: atendimento pré-hospitalar, acidente de trânsito, atendimento comunitário, busca e salvamento, combate a incêndio, dentre outras. Somente em 2017 foram: acidentes em meio de transporte 125; atendimento pré-hospitalar 280; combate a incêndio 71; prevenção e auxílio 31 e salvamento 30, no total foram 537 ocorrências atendidas.

Fotos: Divulgação e Moacir Guchert