Destaques

Notícia publicada quarta-feira 19 novembro 2014

DER deve anunciar nos próximos dias novos valores de pedágio

Gostou, compartilhe

Como acontece todos os anos, no início do mês de dezembro passam a vigorar novos valores para as tarifas de pedágio nas rodovias concedidas no Paraná, incluindo a BR 277 e BR 376, que cortam o município de Palmeira. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Paraná deve anunciar na próxima semana a tabela com os novos valores a serem cobrados pelas concessionárias, que passará a valer a partir do dia 1º de dezembro.

Em 2013 as tarifas tiveram reajustes em índices próximos à inflação acumulada na época, no período de 12 meses. O DER, hoje, afirma não ter a perspectiva da dimensão do reajuste. Algumas das concessionárias ainda estão em fase de apresentar uma planilha com os gastos e valores durante o ano, que será estudada e repassada para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), que é quem decide se o valor do reajuste estipulado pelas concessionárias será aplicado ou não. Após a decisão, o DER passa a regular os novos preços e coloca em vigor o mais rápido possível.

Para a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), que define os valores a serem solicitados, de acordo com os itens contidos no contrato assinado em 1997, há uma regra em contrato que permite o reajuste de acordo com alguns fatores, como inflação, tarifa de construção, aumento de equipamentos utilizados, entre outros. No entanto, ainda não há informações sobre o percentual do reajuste. A ABCR afirmou que ele deve ser anunciado na semana que vem, cinco dias úteis antes de 1º de dezembro, quando passam a valer as novas tarifas.