Destaques

Notícia publicada sexta-feira 23 dezembro 2016

Edir concede entrevista e fala do atual mandato e das expectativas para 2017

Gostou, compartilhe

O prefeito Edir Havrechaki (PSC), reeleito para mais mandato, 2017-2020, concedeu uma entrevista para a Gazeta de Palmeira, no dia da sua diplomação, 7 de dezembro. Edir comentou sobre o novo mandato, o relacionamento com o governo estadual, as mudanças do secretariado, entre outros assuntos. Confira a entrevista.

1 – Prefeito, alegre com a diplomação e qual a expectativa para a posse?

A diplomação é uma etapa da eleição, atesta que realmente que os 10 mil e pouco votos foram contabilizados, enfim é o rito burocrático da justiça eleitoral. E nos deixa muito felizes, mas nos dá um comprometimento muito grande porque nesse período com estando prefeito ainda deste mandato, o desafio, é o encerramento deste. A partir de 2017, é Edir novo prefeito e precisamos estabelecer diretrizes e continuar com a firmeza e austeridade na gestão, para mudar o rumo político do país. Palmeira é um grão de areia, dentro de 5 mil municípios da nossa federação, mas temos que fazer a nossa parte. Esse mandato 2017 a 2020 não será fácil, 2016 foi o pior ano desse primeiro mandato, por causa da economia. A esperança é de que dias melhores virão, para realizarmos obras e serviços para satisfazer a população que nos elegeu. Nós vamos trabalhar incansavelmente, nesses 4 anos e mudar a história política e fazer o que a população espera de nós.

2 – Prefeito Edir, existe uma boa perspectiva para 2017?

Infelizmente com as atitudes que estão sendo tomadas pelo governo federal é que será um ano tão ruim quanto 2016, na questão econômica, porque as receitas principais do município, não vão ter um incremento de aumento como nós vínhamos tendo, elas serão congeladas e o mesmo desse ano. O custo fixo da administração acaba onerando, tem a folha de pagamento, o combustível e essa conta acaba estrangulando nosso orçamento. Nós vamos ter que ter muita criatividade realmente e alguns cortes por causa da economia do país. E enquanto prefeito, tem que ter austeridade e coragem para fazermos isso para que as pessoas não sofram no futuro.

3 – Com relação ao governo do estado às perspectivas são melhores?

Sem dúvida. O governo do estado, a princípio nesse encontro de Foz do Iguaçu anunciou aproximadamente 300 milhões de fundo perdido, já no primeiro mandato foi 150 milhões. Palmeira vai ter uma capacidade dobrada de investimentos nesse sentido. Tenho um bom relacionamento com o Chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni isso abre portas e a nossa tábua de salvação acabou sendo o governo do estado, para nós realizarmos as obras dentro do município.

4 – O ano de 2016 está acabando, a prefeitura vai fechar as contas com dificuldades?

Todas as prefeituras do estado do Paraná vão fechar com dificuldades. Eu acredito até pelo nosso histórico, de fazer com que as nossas finanças viessem justas, nós teremos uma tranqüilidade no fechamento, até porque o último ano de mandato, principalmente para os prefeitos é de crucial importância, não se pode deixar contas para pagar, sem ter saldo em caixa. Nos meses de outubro, novembro e dezembro, as equipes estão trabalhando, para que possa fechar as contas de 2016 com regularidade.

5 – Qual a sua expectativa com a nova Câmara eleita e como será a sua relação com ela?

Eu vou buscar a mesma relação que eu tive nesse mandato, em 2013 ficou truncado e só com o trabalho realmente que a Câmara conseguiu perceber que o executivo estava propício a realizar melhorias para a nossa cidade. Hoje eu tenho uma facilidade maior, as nossas coligações elegeram a maioria, temos ainda vereadores de oposição e eu espero que a oposição seja como tem que ser, tirando os ranços políticos. Não espero que a oposição faça o fez na campanha, nós tínhamos um propósito de ter uma dinâmica diferente, porque achávamos também que a população esperava isso e eu digo que foi “sangrado” e eu não espero isso agora nessa legislatura. Eu espero que as mãos sejam dadas para que haja o desenvolvimento do município.

6 Quando se fala de reeleição, comenta-se que segundo mandato é sempre pior do que o primeiro. O que o prefeito Edir fará para desmistificar isso?

Eu vou fazer o segundo mandato melhor do que o primeiro, eu só preciso que alguns ingredientes dessa receita me sejam colocados, falamos agora a pouco da situação econômica se a gente não tem dinheiro, não tem como fazer uma boa gestão. Nós temos que ter criatividade nesse mandato, Palmeira vai ter a felicidade de estar realizando ou chegando aos seus 200 anos, o bicentenário, uma data extremamente importante e tem várias ações que nós já desenhamos e vamos fazer de tudo para colocar em prática agora nesse mandato para que nós possamos ter uma nova Palmeira. Não jogar a nossa história fora, mas sim enaltecer, é preciso ter novos pensamentos, fazer com que aqueles ranços políticos se acabem e que a classe política de Palmeira seja exemplo para o Paraná, para o Brasil buscando realmente uma coalizão para que possamos ter um desenvolvimento cada vez maior.

7 – Está feliz como o prefeito do bicentenário?

Sem dúvida, era o que eu mais queria, acredito que isso vai ficar marcado. Nós já temos um planejamento, que já se iniciou nesse mandato com as obras de mobilidade, com as grandes obras que nós falávamos, visando Palmeira 200 anos. E agora tenho essa certeza, eleitos novamente para a execução desses quatro anos, nós faremos realmente alguns marcos para ter uma nova Palmeira. Esses 200 anos que passamos foram bons, somos uma das cidades mais antigas do Paraná, temos uma história linda, mas nós precisamos mais, temos que ser ambiciosos nesse sentido, nós queremos mais para que Palmeira esteja num patamar de excelência realmente e de destaque a nível de Paraná.

8 – Com relação a sua nova equipe está existindo uma dificuldade de montá-la?  

Já estou trabalhando internamente, em outubro nós nem pensamos nisso, porque se alia administração à eleição, e depois da eleição vem uma ressaca, parece que passa toda aquela adrenalina que você tem durante o período da campanha um tanto amortecido e o foco realmente é fechar o mandato. Eu acredito realmente que até a metade de dezembro, devemos anunciar os principais nomes que vão compor a nossa equipe a partir de janeiro. (Porém, até o momento não aconteceu à divulgação de nenhum nome).

9 – Prefeito terá algumas mudanças significativas?

Sim, algumas pessoas permanecerão, outros serão mudados, porque nós precisamos de novos pensamentos, esse é o segredo para o sucesso. Nós precisamos de novos nomes e não o ostracismo do segundo mandato. A  administração pública é muito cansativa, nós nos desgastamos com os problemas diários que se repetem precisamos trazer pessoas novas, com idéias novas e sangue novo, para dar aquele ímpeto e velocidade que a administração pública precisa.