Destaques

Notícia publicada quinta-feira 21 junho 2012

Empresa de Palmeira produz carretas agrícolas com matéria prima ambientalmente correta

Gostou, compartilhe

Dana carreta Utilizando uma matéria prima diferenciada e ambientalmente correta, uma fábrica de implementos agrícolas que funciona na localidade de Vieiras desde setembro do ano passado está produzindo carretas agrícolas com capacidade de transporte de duas, quatro e seis toneladas de carga. No lugar das tábuas de madeira para o piso e as laterais, a fábrica utiliza material feito com plástico reciclado em forma de tábuas, que apresentam alta resistência e maior durabilidade. Com a demanda crescente e a necessidade de expandir a produção, proprietários estão em busca de área para instalação de uma unidade mais ampla, que permita o aumento do volume de produção.

Contando atualmente com cinco funcionários, a empresa quer, inclusive, ampliar o número de vagas de trabalho. Os projetos vão além das carretas agrícolas e, futuramente, está nos planos a produção de equipamentos rodoviários utilizando a mesma matéria prima, considerada uma inovação tecnológica a serviço sustentabilidade, sem agredir o meio ambiente.

A matéria prima plástica é produzida por empresa de Santa Catarina, mas a fábrica tem planos de produzi-la em Palmeira, na futura unidade que pretende instalar. Com isto, poderá utilizar material coletado no município e na região, dando destinação adequada ao grande volume de rejeitos plásticos que diariamente são descartados pela população.

Além das carretas agrícolas, que levam a marca Dana, a fábrica em Vieiras produz também o implemento conhecido como pé-de-pato, com cinco, sete, nove e 11 hastes e também o equipamento conhecido como papa-terra. Futuramente, a empresa tem projetos de desenvolvimento de outros dois implementos para uso em máquinas na agricultura da região, setor que motivou o início das atividades em Palmeira e mantém acesa a intenção de investimentos e ampliação da produção.

Matéria prima

As tábuas usadas para as carretas, que são feitas de plástico reciclado, colaboram para que sejam retiradas da natureza 500 toneladas de resíduos por mês. No processo produtivo não há desperdício de água, visto que ela é reaproveitada, uma vez que é unicamente utilizada para o resfriamento do material já pronto.

Estudos apontam que para cada 700 quilos de material plástico usado no lugar da madeira pelo menos uma árvore adulta é preservada. E a cada 700 quilos de plástico reciclado 180 mil sacolas plásticas saem da natureza.

A empresa Dayana Batista ME funciona na localidade de Vieiras e o contato pode ser feito através do telefone (42) 4062-1744