Destaques

Notícia publicada quinta-feira 23 março 2017

Fiocruz apresenta projeto de saúde para auxiliar fumicultores de Palmeira

Gostou, compartilhe

Na manhã da quarta-feira (22) membros do Centro de Estudos sobre Tabaco e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) estiveram na Prefeitura de Palmeira, em reunião para apresentação do projeto de criação do Protocolo de Atenção Integral ao Fumicultor. Membros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e 3ª Regional de Saúde também estiveram presentes na reunião.

Conforme o secretário de Saúde de Palmeira, Elves Cocheva, o município está aberto para receber e apoiar este projeto dentro do que for possível. “Temos muito interesse em aplicar este protocolo de atendimento aqui na cidade, acredito que essa ideia pode ser explorada principalmente nas unidades de estratégias da família do interior. Sabemos que os fumicultores estão em constante exposição ao trabalhar com a colheita e a procura realmente aumenta nas épocas de produção”, comentou.

Atendimento

A intenção da fundação é firmar o protocolo como um sistema nacional de atendimento ao fumicultor, Palmeira seria o município piloto nesta empreitada. “Estamos estudando as melhores formas de financiar este importante projeto, acreditamos que quando em funcionamento o protocolo vai ser uma ferramenta essencial para a prefeitura, uma vez que ele servirá para conceder atendimentos em saúde mais eficientes e trabalhar de forma unificada com informações sobre famílias que apresentam sintomas de doenças comuns na cultura de fumo”, comentou o membro da Fiocruz, Marcelo Moreno.

Doença

Com o projeto em funcionamento a Secretaria de Saúde teria mais controle e efetividade no reconhecimento da doença da folha verde, na qual a pessoa intoxicada apresenta sintomas como vertigem, náusea, vômito, fraqueza e cólica abdominal, manifestações clínicas que podem ser confundidas com outras doenças.