Destaques

Notícia publicada segunda-feira 22 agosto 2016

Gilson Borcoski será ordenado diácono dia 1º de setembro

Gostou, compartilhe

A missão de servir a Deus e ajudar ao próximo. O dia 1º de setembro é um dia muito especial na vida do palmeirense Gilson Borcoski e sua família, além de amigos e moradores da cidade. Com o lema: “Aqui estou, envia-me (Isaías, 8, 6) Gilson será ordenado Diácono na comunidade Nossa Senhora de Fátima, por Dom José Mário Scalon Angonese, às 20 horas na solene celebração eucarística. Uma coincidência da vida, já que o lema escolhido por Gilson é o mesmo de Dom José Mário. Como a ordenação será no dia 01 de setembro, na preparação será feito um tríduo vocacional que acontece na Igreja Matriz e inicia no dia 29 (segunda-feira) às 19h30 com o Pe. Edvino Sicuro, no dia 30 (terça-feira) com o Pe. Antônio Fabris e no dia 31 (quarta-feira) com o Pe. Everton da Roza Lara.

Vocação

De família de católicos, é descendente de poloneses e italianos e nasceu em Palmeira no dia 27 de maio de 1971, tem 45 anos é filho de Augusto Borcoski (falecido) e Catarina Costa Borcoski, tem dois irmãos, José Antonio Borcoski e Maria Filomena Borcoski. Gilson é agricultor, reside em Pinheiral de Baixo e é casado com Lídia Gielinski e pai de dois filhos, Rafael e Lucas.

“Chamado de Deus”, como Gilson gosta de comentar, veio desde que era jovem, logo que foi crismado, ele não deixou de freqüentar as missas e foi ser catequista na comunidade, depois participou do grupo de jovens, das pastorais e do movimento dos Cursilhistas.

Um dia, escutando um programa na rádio Ipiranga, ouviu o Pe. Antônio Fabris comentando e sentiu esse chamado, resolveu e foi conversar com o padre e ele apresentou para a escola, foi quando decidiu prestar o vestibular para ser diácono.

Ordenação

Gilson será ordenado diácono permanente, passou no vestibular em 2009 pela PUC – PR e começou a cursar a Escola Diaconal São Filipe junto ao Seminário São José, em 2010, foram quatro anos de estudo, com 33 pessoas da diocese de Joinville, arquidiocese de Curitiba e de São José dos Pinhais. As aulas eram quinzenais, nos finais de semana de sexta a domingo, ministradas por padres e se formou em 2014.

No dia 01 de novembro recebeu o Acolitato Eleitorado e a celebração foi feita na igreja Matriz pelo bispo Dom Rafael Bienarski. Gilson comentou que já era para ter sido ordenado diácono, mas não foi possível devido ao falecimento do arcebispo  Dom Moacir José Vitti em 2014. E desde esse período, Gilson vem atuando nas pastorais, servindo o altar, fazendo as celebrações e nas atividades da igreja.

No dia 30 de julho foi realizada uma celebração e junto com cinco pessoas ele foi admitido no Ministério do Diaconato, sendo o celebrante o Pe. João Batista Chemin.

A missão

O diácono não pode consagrar a Eucaristia e nem ouvir a confissão das pessoas. Gilson estará atuando na cidade e interior, ele já tem feito exéquias, vai realizar batismo, casamentos comunitários e outras atividades que forem necessárias na igreja. Além de Gilson, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição já conta com o trabalho do diácono José Casemiro Wansovicz, mais conhecido como seu Zuza.