Destaques

Notícia publicada segunda-feira 25 setembro 2017

Grupo Coletivo Triunfo e AS-PTA participam da 16ª Jornada de Agroecologia

Gostou, compartilhe

Entre os dias 20 e 23 de setembro, foi realizada a 16ª Jornada de Agroecologia na Lapa que contou com representantes do Grupo Coletivo Triunfo, membros de São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Palmeira, São João do Triunfo e Irati. Nos 4 dias da jornada passaram pelo encontro mais de 3 mil pessoas de vários estados do Brasil, professores, estudantes, agricultores familiares, assentados e acampados da reforma agrária e visitantes do município que sediou a jornada.

Atividades

Foram realizadas várias atividades nos quatro dias como a feira da biodiversidade, alimentos e artesanatos, oficinas técnicas, seminários temáticos, intercâmbios de visitas a experiências voltadas a agroecologia, plenárias em questão a políticas públicas, apresentações culturais e animação entre os participantes.

Oficinas

Através da AS-PTA e membros do Coletivo Triunfo, foram realizadas duas oficinas técnicas, sendo uma sobre Sementes Crioulas e Valorização da Agrobiodiversidade, ministrada por José Licheski de São Mateus do Sul e André Emilio Jantara de Palmeira, que além de apresentar o trabalho das sementes crioulas realizada na região de atuação, foi feito o teste de transgenia do milho, trabalho este que vem sendo feito desde 2009 em monitoramento a contaminação de sementes crioulas em questão as sementes transgênicas no caso do milho.

Consumo de alimentos

A outra oficina foi realizada na comunidade de Água Clara, propriedade de Vilmari de Souza Macedo, junto com o Grupo São Francisco onde foi conduzida por Miriane Serrato e Luana Cecatto onde apresentaram o trabalho realizado pela AS-PTA com o projeto em Redes, Cidade e Campo com o tema principal Alimentos Saudáveis, a importância de consumir alimentos agroecológicos e o intercâmbio entre o consumidor direto com o agricultor.

Seminário

Dentro da programação aconteceu o seminário sobre as Sementes e a Agrobiodiversidade, este realizado pela ReSA- Rede Sementes da Agroecologia, onde o coletivo e AS-PTA também fazem parte. Na plenária de encerramento tivemos a presença também da Senadora Gleisi Hoffmann (PT) e Líder do MST João Pedro Stédille, onde puderam fazer uma apresentação atual do cenário político que passamos no Brasil.