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Notícia publicada sábado 24 novembro 2018

Igreja Matriz é restaurada e será entregue com celebração de ação de graças no dia 29

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A Paróquia Nossa Senhora Conceição, de Palmeira, realiza na próxima quinta-feira (29), ação de graças pela conclusão do restauro da Igreja Matriz; símbolo da fé de uma comunidade, da história de uma região e um importante patrimônio religioso, artístico e cultural.

Rumo aos 200 anos de história

“A fundação de Palmeira foi um evento de fé”, a frase dita por Gilberto Alberton Benvenutti, artista plástico e restaurador, proprietário Gaya Restauro, responsável pela parte artística da obra, é uma das tantas razões que explica a importância desse momento para Palmeira e região. Em 1819, o tenente José Manuel de Araújo doa o terreno em que hoje está a Igreja Matriz. Em 1820 tem início a construção da Igreja, sendo finalizada em 1837. Assim, ao longo dos anos, de um pequeno vilarejo, nasce ao torno da Igreja Matriz, a “Cidade Clima do Brasil”.

Constituída como a obra arquitetônica mais imponente da cidade, a Igreja Matriz de Palmeira, que tem como característica o estilo colonial português. Em seu interior são encontradas pinturas artísticas realizadas em fases distintas, executadas num primeiro momento, pelo pintor Otto Vogueta, de São Paulo (entre 1929 e 1936) e depois numa outra fase, na década de 40, pelo artista Francisco Flizicoski.

Etapas da obra

O processo de restauração teve início em 2008 com o restauro civil, que envolveu troca do telhado, assoalho e demais obras. Mas o grande passo foi dado em 2014 quando começou a restauração artística das pinturas internas. “Havia uma grande expectativa por parte da comunidade, que não sabia exatamente o que estava embaixo das muitas camadas de tinta. Foi preciso um trabalho de prospecção e muita análise para chegarmos a este patrimônio belíssimo que está sendo entregue à população”, explica o restaurador, Gilberto Alberton Benvenutti.

A restauração artística (que é a recuperação, a preservação dos originais) foi feita em etapas e uma das características desse processo é que durante os trabalhos a Igreja fechou apenas por alguns dias para a troca do assoalho. Assim, nos dez anos de obras, as atividades paroquiais continuaram normalmente.

De acordo com o Gilberto Benvenutti, foram aproximadamente 55 meses de restauração artística. O trabalho de restauro artístico teve com um levantamento criterioso de quantas intervenções as pinturas sofreram no decorrer dos anos e quais os danos causados nos originais. As mudanças ocorridas ao longo do ano foram determinações da Igreja no período.

Paralelo a isso foi realizada a remoção de uma forte camada de verniz que encobria e danificava as pinturas existentes no forro do presbitério e da nave. Com o tempo o verniz oxidou dando um aspecto amarelado às pinturas.

A segunda etapa se constituiu como uma fase bem mais ampla. Neste momento a equipe contou com fotos fornecidas pela historiadora Vera Lucia Mayer. Esses registros foram essenciais para entender as composições e as cores originais que estavam encobertas por até 12 camadas de tinta e massa.

São Pedro e São Paulo

O presbitério, que foi todo restaurado, estava com várias camadas de repinturas e massas encobrindo os motivos decorativos originais das paredes, bem como as figuras de São Pedro e São Paulo. Os mais antigos sabiam da existência dessas pinturas, mas foi necessário um trabalho criterioso para avaliar como elas estavam e se poderiam passar pelo processo de restauração. “De acordo com fotos históricas e testemunhos pessoais sabíamos da existência de mais oito pinturas figurativas, representando os quatro Profetas Maiores e os quatro Evangelistas que não puderam ser resgatadas, devido a remoção do reboco das paredes laterais do presbitério durante uma obra entre 1940 e 1960”, conta Benvenutti.

A equipe do restauro trabalhou também no arco do triunfo, nas paredes do fundo da Igreja, no coro e no forro. Após a remoção de repinturas foram encontrados motivos decorativos e inscrições em latim, tudo devidamente restaurado.

A última fase envolveu as paredes laterais, que guardavam belíssimos motivos decorativos que estavam encobertos há muitos anos. “Neste período não havia uma conscientização da importância da restauração das pinturas artísticas e até mesmo a mão de obra especializada era rara. Por isso, muitos patrimônios foram descaracterizados e “escondidos”, não por falta de vontade de preservá-los, mas sim, na maioria das vezes, por falta de informação”, conta o artista.

Programação:

A programação em agradecimento inicia às 7h da manhã com a oração das Laudes (oração da manhã). Durante todo o dia 29 de novembro haverá adoração conduzida pelas pastorais e movimentos. Além disso, os padres estarão atendendo as Confissões. De acordo com o Padre Adriano da Levedove, vigário paroquial, será um dia para refletirmos o significado da restauração em nossas vidas.

Na mesma data tem início a novena para a festa em louvor a Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Palmeira. A missa será celebrada pelo Bispo palmeirense Dom Sérgio Krzywy, às 19h30.

Informações: Pastoral da Comunicação (PASCOM) – Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Fotos: João Geraldo Borges Jr e Elder Scolimoski