IV Simpósio sobre a Colônia Cecília em Palmeira teve palestras e visitas ao Memorial

Destaques

Notícia publicada domingo 22 abril 2018

IV Simpósio sobre a Colônia Cecília em Palmeira teve palestras e visitas ao Memorial

Gostou, compartilhe

No sábado (14), com a presença de 50 pessoas foi realizado o IV Simpósio sobre a Colônia Cecília em Palmeira, no auditório da Secretaria de Assistência Social. Na abertura foi realizado o hasteamento da bandeira anarquista, acompanhado da música “Il canto della foresta”, considerada o hino da Colônia Cecília.

Em seguida, aconteceram duas palestras:  “Educação camponesa libertária: experiências da Colônia Cecília”, proferida por Robledo Marques, professor do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em seguida, o geólogo Jorge Henrique Jacob, professor da universidade Federal do Paraná (UFPR) e pesquisador, falou sobre “Os irmãos De Paolla e a Colônia Cecília”. Depois teve um debate, onde os presentes puderam fazer perguntas aos palestrantes.

Visitas

À tarde, foram realizadas visitas ao Memorial da Colônia Cecília, no Museu Sítio Minguinho, ao local onde a Colônia Cecília esteve instalada e funcionando entre 1890 e 1894, à igreja da localidade de Santa Bárbara, que foi construída por imigrantes italianos e à Praça Memorial da Colônia Cecília, na localidade de Santa Bárbara de Baixo.

Encerrando a programação, aconteceu um jantar colaborativo no restaurante Alecrim. O próximo simpósio deve acontecer em 2020.