Destaques

Notícia publicada sexta-feira 19 junho 2015

Maio tem saldo de 47 novas vagas de emprego abertas em Palmeira

Gostou, compartilhe

Os dados estatísticos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de maio, divulgados na sexta-feira (19), pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostram que no município de Palmeira foram abertas 47 vagas de emprego com carteira assinada. O resultado positivo tem decisiva participação do setor do comércio, que sozinho criou 46 postos de trabalho no mês passado. Por outro lado, o setor da indústria fechou dez vagas no mês.

Com os dados do mês de maio, nos cinco primeiros meses de 2015 o saldo de empregos formais em Palmeira apresenta quatro vagas canceladas, resultado de 1.647 contratações e 1.651 demissões de trabalhadores. No mês passado, foram registradas 335 admissões com carteira assinada e 288 desligamentos de empregados dos diversos setores que constam da estatística.

O setor do comércio foi responsável pela abertura do maior número de vagas de trabalho em maio. Registrou 89 contratações e 43 demissões, o que resultou em 46 novos postos de trabalho criados no mês. O setor da agropecuária abriu oito vagas e o setor da construção foi responsável pela criação de outras quatro vagas.

Já os setores da indústria e de serviços registraram mais demissões do que contratações em maio. O primeiro teve fechados dez postos de trabalho, enquanto o segundo cancelou uma vaga de emprego formal.

Veja como está o desempenho do emprego formal em Palmeira este ano:

image description

Paraná e Brasil

O número de postos de trabalho com carteira assinada diminuiu no mês de maio tanto no Paraná como no Brasil, No estado, foram eliminadas 1.361 vagas de emprego registradas. O setor que mais contribui para essa redução foi o da indústria, com um corte de 2.845 vagas, enquanto que os setores da agropecuária com a criação de 510 postos e de serviços com a criação 406 tiveram aumento.

No Brasil, mais de 115 mil vagas de trabalho com carteira assinada foram encerradas no mês passado, o pior resultado para maio desde 1992. Trata-se do quarto mês de queda no emprego neste ano, que, em função da retração da atividade de vários setores da economia, como indústria, comércio e construção civil, acumula um saldo negativo de quase 244 mil empregos formais. Segundo dados do Caged, nos últimos 12 meses, houve uma redução de 452,8 mil postos de trabalho no país.