Destaques

Notícia publicada quinta-feira 16 agosto 2012

Município volta a ter saldo negativo de empregos formais no mês de julho

Gostou, compartilhe

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de julho, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira (16), mostram que o município de Palmeira voltou a ter saldo negativo de empregos formais (com carteira assinada). No sétimo mês do ano, foram efetuadas 241 contratações de trabalhadores, mas, em contrapartida, os desligamentos somaram 259 e isto resultou no fechamento de 18 postos de trabalho formal em Palmeira.

Em julho, o setor que mais contratou foi o da indústria, com 109 admissões. As demissões no setor somaram 82 casos e o resultado mensal foi a abertura de 27 postos de trabalho, o melhor entre todos os setores pesquisados. Além da indústria, somente o setor da administração pública teve saldo positivo, com três vagas abertas, resultantes de dez admissões e sete desligamentos durante o mês.

Ao contrário da indústria, o setor da agropecuária foi o que registrou o pior saldo, com 26 vagas fechadas, resultado de 17 contratações e 43 desligamentos. Também com saldo negativo, o setor da construção civil apresentou cancelamento de dez vagas de emprego com carteira assinada, graças a quatro contratações e 14 demissões.

Os setores do comércio, com saldo negativo de nove postos de trabalho fechados (47 admissões e 56 demissões) e de serviços, com saldo negativo de três vagas de trabalho canceladas (53 admissões e 56 demissões) foram os outros que também registraram oferta negativa de empregos no mês de julho no município de Palmeira.

Com os dados do Caged do mês de julho, o balanço de empregos em Palmeira neste ano de 2012 ainda mantém-se positivo. Nos primeiros sete meses do ano foram efetuadas 2.207 contratações com carteira assinada e realizadas 2.204 demissões, o que dá um saldo positivo de três novas vagas de trabalho abertas no ano.

12 meses

Em relação ao período móvel de 12 meses, entre agosto de 2011 e julho de 2012, os dados do Caged apontam que foram abertos em Palmeira 376 postos de trabalho formal. Este número é resultado de 3.761 admissões de trabalhadores e o desligamento de 3.385.

O setor que apresenta o melhor resultado no período é o da industria, que efetuou 1.515 contratações com carteira assinada e efetuou 1.259 desligamentos, resultando no saldo positivo de 256 novas vagas no mercado de trabalho do setor.

Já o setor com pior desempenho no período é o da agropecuária que, ao longo dos últimos 12 meses fez a admissão de 562 trabalhadores e demitiu 624, o que representa um saldo negativo de 62 vagas fechadas no município entre agosto do ano passado e julho deste ano.