Destaques

Notícia publicada terça-feira 09 maio 2017

Nova Carteira de Habilitação é lançada para evitar fraudes e falsificações

Gostou, compartilhe

Com o objetivo de evitar fraudes e falsificações, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi e a presidente do Serpro, Glória Guimarães apresentaram nesta terça-feira (9), a funcionalidade e a tecnologia da nova Carteira de Habilitação (CNH), com QR Code já implementado. O novo modelo segue a Resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que já está valendo em todo o país.

Prazo de validade

Os motoristas que estão com a CNH dentro do prazo de validade não precisam trocá-la antes do vencimento. As novas mudanças não alteram os procedimentos de obtenção da carteira que têm como objetivo aumentar a segurança do documento.

Com o novo design, a tarja que fica no topo do documento (atualmente azul esverdeada) passará a ser preta e a ter, no lado direito, o mapa do Estado em que a CNH for emitida. No canto superior direito, um mapa do Brasil será impresso com tinta de variação óptica, que dificulta a falsificação da carteira.

O fundo do documento será mais amarelado, e novos elementos de segurança (vistos apenas com luz ultravioleta ou negra) serão incluídos, como brasões da República e fios de microletras.

Além de números de identificação nacional e estadual, a carteira terá um código numérico composto pelos dados individuais do motorista. Para confirmá-lo, os agentes de trânsito usarão um aplicativo do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

A mudança na CNH não irá alterar os preços, a substituição será realizada sempre que os motoristas precisarem renovar ou tirar a segunda via do documento.

QR-CODE

O QR-Code, com tamanho de 6×6 centímetros, ficará no verso do documento. O item promete ajudar a localização dos dados do motorista no sistema sem a necessidade de digitar informações, conectando diretamente a CNH e o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).