Destaques

Notícia publicada sexta-feira 07 julho 2017

OAB protocola requerimento no TJ para elevação da Comarca de Palmeira

Gostou, compartilhe

No último dia 4 de julho a Subseção de Irati, da Ordem dos Advogados do Brasil, protocolou requerimento junto à presidência do Tribunal de Justiça do Paraná a elevação da Comarca de Palmeira de entrância inicial à entrância intermediária. Esta elevação caso seja aprovada pelo TJ/PR promoverá um implemento substancial das condições de trabalho na Justiça local, com a possível designação mais Juízes e servidores.

Criada em março de 1890, a Comarca de Palmeira é uma das mais antigas do Estado do Paraná, e uma das últimas ainda na condição de Comarca de entrância inicial.

Na reunião ocorrida no Tribunal de Justiça do Paraná no último dia 4 de julho, esteve presente o presidente da OAB do Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, o presidente da Subseção de Irati da OAB, Luís Augusto Domingues e o secretário geral adjunto e representante da OAB em Palmeira, Carlos Eduardo Rocha Mezzadri.

Segundo o advogado Carlos Mezzadri, na Comarca de Palmeira hoje tramitam mais de oito mil processos, na competência de um único juiz. Em contrapartida, a Comarca de São Mateus do Sul, que já é intermediária, possui número inferior de processos para 2 juízes e promotores.

Apoiando o pleito dos advogados se fizeram presentes a Juíza da Comarca de Palmeira, Claudia Sanine Ponich Bosco e o representante do Ministério Público Estadual Antonio Carlos Nervino, que chamaram a atenção ao tamanho da Comarca e a necessidade de elevação de categoria. Além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal.

Segundo Mezzadri, o apoio das autoridades constituídas é fundamental ao sucesso do pleito, assinalando ainda a presença de diversos Desembargadores, em especial do Juiz aposentado, Raul Vaz da Silva Portugal.

Agora o procedimento do TJ após o recebimento do pedido de elevação da Comarca, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR), procederá estudos de viabilidade da elevação solicitada pela OAB.

E, tanto à justiça da Comarca de Palmeira quanto para os advogados fica agora a expectativa e a torcida para que tal pleito seja alcançado, uma vez que a elevação já é algo bastante aguardada há muitos anos, e que com certeza traria muitos avanços para a Comarca, em especial às pessoas que buscam na justiça a resolução de muitos de seus problemas.