Destaques

Notícia publicada sexta-feira 17 fevereiro 2017

Observatório Social realiza palestra sobre Transparência e Controle Social para soldados da 2ª Cia de Suprimento

Gostou, compartilhe

O Observatório Social realizou uma palestra no dia 1º de fevereiro, para parte do efetivo da 2ª Companhia de Suprimento do 5º Batalhão de Suprimento, com o tema “Transparência e Controle Social – pela eficiência e qualidade na aplicação dos recursos públicos”, pelo presidente Leonel Carlos Andermann e pelos integrantes Luciano Ferreira da Silva, Gilberto Lordani e Sergio Silva, do comitê Gestor do Observatório Social do Brasil, seção Campos Gerais – Palmeira-PR.

O Observatório Social do Brasil é um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública, atuando em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos nos municípios brasileiros e conta com a colaboração de cidadãos livres e voluntários para atuarem na fiscalização principalmente das compras de bens e serviços com recursos públicos.

Metodologia

Na oportunidade foi apresentada a metodologia de trabalho do Observatório Social do Brasil, e as conquistas alcançadas. Os Observatórios atuam desde a divulgação do edital até a entrega dos produtos, atuam ainda na divulgação dos certames licitatórios, o que possibilita um maior número de participantes e consequentemente preços mais baixos. Fiscalizam a entrega de produtos e a realização de serviços, apresentam sugestões à seção de licitações para melhorar a descrição de itens e assim evitar desperdícios dos recursos e compras desnecessárias. Trabalham em conjunto com o Ministério Público, e auxiliam os prefeitos na gestão dos recursos públicos.