Destaques

Notícia publicada sexta-feira 01 junho 2012

Palmeira é opção para a BMW instalar sua fábrica de automóveis no Brasil

Gostou, compartilhe

A montadora alemã BMW está estudando quais são as cidades brasileiras aptas a receber uma fábrica de automóveis da marca. A empresa, já há alguns meses, vem mantendo conversações com os governos estaduais, entre eles o do Paraná, que tem como atrativo o programa Paraná Competitivo, que prevê dilação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Através da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, o município de Palmeira foi sondado e é uma opção para a instalação da unidade da BMW.

Uma área localizada às margens da BR 277, próxima ao acesso à 2ª Companhia de Suprimento, teria sido também sondada e a Prefeitura Municipal estaria disposta a adquiri o imóvel para ceder à indústria alemã caso haja a decisão pela construção de sua planta em Palmeira.

Segundo a assessoria de comunicação da indústria, diretores da empresa participam de reuniões quase que diárias com prefeitos de vários municípios, portanto, a BMW não confirma que tenha comprado um terreno em algum município específico para construir sua planta fabril. A decisão de compra, conforme a assessoria, será tomada pela diretoria mundial, na Alemanha.

Negociações

O presidente da companhia no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, confirma o interesse e que existem negociações em curso, mas não revela de quais regiões do país as propostas começam a chegar. “Existe interesse dos estados, mas não há uma proposta fechada. O que está sendo feito é um mapeamento para avaliar o mercado não só no Brasil, mas em outros países. O México é um forte concorrente, apesar de o Brasil ser o maior mercado da América do Sul em termos de relevância”, afirma o executivo.

As vendas no Brasil cresceram 72% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2010. A BMW atua no mercado de veículos de luxo e já tem no país uma fábrica na Zona Franca de Manaus (AM), onde monta motos desde 2008.
Segundo Dornbusch, serão avaliados fatores como infraestrutura, logística, malha de transporte, além de cadeia de fornecedores, na hora de definir o local de instalação da fábrica. Em uma primeira etapa, a fábrica deve funcionar no sistema de CKD (veículos desmontados) para, com o tempo, poder fabricar os veículos no país.