Destaques

Notícia publicada quarta-feira 02 dezembro 2015

Palmeira registra aumento de 30% no número de novos casos de HIV

Gostou, compartilhe

De 2013 para 2014, Palmeira registrou um aumento de 30% no número de novos casos diagnosticados de HIV – sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana. De acordo com o Jean Carlo das Almas, enfermeiro da vigilância epidemiológica, 20 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus no município, e estão sob acompanhamento da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmeira.

Ainda, segundo ele, de 2012 para 2013 apenas uma pessoa foi diagnosticada com a doença, o que representa um aumento de 7,6% de novos casos registrados. Já de 2013 para 2014, o crescimento foi de 30%, indicando seis novos pacientes com soro positivo. Dos atuais 20 casos em acompanhamento, 12 são registrados em mulheres e oito pacientes são homens. Em 2015, nenhum novo caso foi registrado até o momento.

A AIDS/SIDA é uma doença sexualmente transmissível causada por um vírus chamado HIV, que destrói as defesas do organismo. Por este motivo, a pessoa infectada pelo HIV fica sujeita a adquirir doenças graves que são chamadas oportunistas.

A tendência é que nos próximos anos o número de pessoas infectadas aumente, o que não significa uma expansão da doença, e, sim, à ampliação do acesso ao diagnóstico. Cerca de 300 testes rápidos são realizados todos os meses na vigilância epidemiológica e nas unidades de saúde, contudo, o grande número de testes realizados não corresponde ao número de pessoas que podem estar convivendo com a doença e ainda não sabem.

“Os casos diagnosticados e em tratamento representam um número pequeno, levando em consideração que algumas pessoas devem ser portadoras do vírus e não tem conhecimento”, informou o enfermeiro.

Faça o teste

A Secretaria de Saúde de Palmeira oferece o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C de graça. Pode ser feito nas unidades de saúde da mulher, nas Estratégias de Saúde da Família e na Divisão de Epidemiologia. O teste é feito com uma picada no dedo, não dói e o resultado sai entre 15 a 30 minutos.  Informações pelo telefone 3909-5004.