Destaques

Notícia publicada quarta-feira 14 novembro 2018

Pelotão de Palmeira passa a ser Companhia e subordinada ao recém-criado 28º BPM da Lapa

Gostou, compartilhe

A governadora Cida Borghetti assinou na segunda-feira (12) decretos que criam novas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no Estado. As assinaturas ocorreram durante a sétima reunião de integração das Forças de Segurança, no Palácio Iguaçu. As novas unidades serão a 1ª Companhia Independente de PM da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba, que passará a ser o 28º Batalhão da Polícia Militar, e com a medida, o batalhão terá aumento na área de atuação, com maior efetivo e mais equipamentos. Além da Lapa, o 28º BPM será responsável por Campo do Tenente, Piên, Quitandinha, Contenda, Rio Negro, Porto Amazonas e Palmeira. Cida autorizou ainda a criação de três novas companhias da PM da Lapa, Rio Negro e de Palmeira.

O comandante do recém-criado 28º Batalhão, Major Hélio José Hornung, enfatizou que esta é a concretização de um sonho. “Lutávamos por isso desde 2016. É uma conquista de todos, comunidade e autoridades envolvidas”, enaltece, salientando que agora o trabalho e o desafio serão ainda maiores.

Ele comenta que no momento a mudança não é tão visível. O aumento de efetivo, segundo Hornung, ocorrerá de forma gradativa, pois depende de concurso público pelo Estado.

Audiência com comando da PM

O Conselho Comunitário de Segurança de Palmeira – CONSEG Palmeira, representado pelo vice-presidente Ivan Ribamar Zarpellon e pela ex-presidente e atual tesoureira, Maria Isabel Côrrea, estiveram na segunda-feira (12) numa audiência com a Comandante da Polícia Militar do Paraná, a Coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná. Já há algum tempo, o Conseg vem defendendo que o pelotão de Palmeira fosse elevado a categoria de Companhia, e a partir de agora se tornará realidade, com a transformação da Companhia da Lapa em Batalhão.

Na oportunidade, os representantes do Conseg entregaram um ofício solicitando e reforçando para que o Pelotão da Polícia Militar de Palmeira passe a ser subordinado ao recém-criado batalhão da Polícia Militar da Lapa, e seja elevado à condição de Companhia.

O Pelotão da PM de Palmeira hoje faz parte do 1º BMP de Ponta Grossa, e além de Palmeira é responsável pelos destacamentos da Colônia Witmarsum e da cidade de Porto Amazonas. Justifica no ofício, que Palmeira tem cerca de 35 mil habitantes e está situada num importante entroncamento rodoviário que é PR-151 – que faz a ligação dos Estados do Sul com São Paulo -, e da BR-277 que liga o Litoral à Foz do Iguaçu, também sendo cortada ainda pela BR-376, o que coloca a cidade diretamente na passagem de descaminhos, tráfico de drogas, armas e outros de crimes, haja vista que por ali passa quase todo o tráfego de veículos da capital com o interior do estado e vice-versa.

Segundo o presidente do Conseg Palmeira, a expectativa agora é pela transferência definitiva do Pelotão de Palmeira para a Lapa, e que possa haver gradativamente um aumento no efetivo de policiais na cidade, uma vez que uma Companhia chega a ter efetivo próximo de cem policiais divididos em forças especiais, como Rotam, Patrulha Rural, Patrulha Escolar, P2 e efetivo normal no policiamento ostensivo. Diogo disse ainda que agora é hora de haver união de Palmeira para que politicamente a cidade possa ter uma estrutura condizente com a importância de uma Companhia, e principalmente a construção de unidade voltada à PM, uma vez que a Prefeitura de Palmeira há muitos anos já fez a doação de área para esse fim.

Fotos: Jonas Oliveira e divulgação