Destaques

Notícia publicada sexta-feira 03 março 2017

Polícia Ambiental atende a 5 ocorrências em localidades no interior e em Palmeira

Gostou, compartilhe

Devido a diversas denúncias, a equipe da Polícia Ambiental esteve na quinta-feira (2) em Palmeira e atendeu a seis ocorrências, apenas uma não teve o fato constatado. Na localidade de Cercado, foi constatado dano em área considerada de preservação permanente, mediante abertura de valeta e supressão de árvores nativas, a equipe policial realizou contato com o responsável e lavrou o boletim de ocorrência, o qual será encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Palmeira e ao IAP de Ponta Grossa para medidas cabíveis.

 

 

Toras de pinheiro

No bairro Farajala Bacila, a equipe  avistou toras de pinheiro araucária no pátio de uma serraria. Realizada a abordagem foi flagrado que a mesma serrava as araucárias sem possuir os documentos exigidos, nota fiscal e DOF(documento de origem florestal). Foi efetuada a cubagem das 6 toras, a perfazendo 5.361 metros cúbicos, no local já havia 2.521 metros cúbicos de madeira que acabava de ser serrada. A equipe foi informada que a madeira teve origem de uma propriedade rural da localidade de Correias. Diante dos fatos, a madeira foi apreendida e lavrado Termo Circunstanciado de Infração Penal ao Juizado Especial Criminal da Comarca de Palmeira. Será comunicado o IAP de Ponta Grossa para providências administrativas cabíveis.

 

 

Fiscalização

A equipe policial recebeu uma denúncia referente a corte de pinheiro araucária e recebimento em serraria no bairro Rocio II e realizou a vistoria, porém não encontrou madeira nativa no local, entretanto a mesma funcionava sem a devida licença ambiental de operação. Diante do fato foi lavrado Termo Circunstanciado de Infração Penal ao Juizado Especial Criminal da comarca de Palmeira. Será comunicado o IAP de Ponta Grossa para providencias administrativas cabíveis. Será comunicado o Escritório Regional do IAP de Irati para providências administrativas.

Pinheiros araucária

Na localidade de Poço Grande, realizou vistoria em propriedade rural e foi constatado o corte de 5 pinheiros araucária, margeando área de floresta secundária em estágio avançado de regeneração do bioma mata atlântica e a estrada municipal de acesso a Fazenda São José e demais propriedades rurais. No local estão depositados 9 toros de pinheiro, totalizando 4,663 m³. Em contato com funcionários da fazenda que relataram que o fato ocorreu na noite do dia 18 de fevereiro, mas que desconhece quem seriam os responsáveis pelo corte das árvores. Relataram ainda, que a PM de Palmeira foi acionada, mas que ninguém foi encontrado. O proprietário da área onde ocorreu o corte confirmou que registrou um boletim de ocorrência, este foi orientado de que os toros deverão permanecer no local até decisão da autoridade competente, sendo que deverá comunicar a autoridade policial sobre qualquer alteração no local. Diante dos fatos será enviado o levantamento e as informações de suspeitos delatados na denúncia 181 a Delegacia de Polícia Civil de Palmeira para medidas cabíveis. Assim como, ao IAP de Ponta Grossa para providências administrativas.

Corte de três pinheiros

Depois foi até a localidade de Correias, onde realizou vistoria em propriedade rural e constatou o corte de 3 três pinheiros araucária, em área de floresta secundária em estágio avançado de regeneração do bioma mata atlântica. O proprietário não possuía autorização florestal, sendo orientado e advertido que a área deverá permanecer embargada. Será enviado cópia do Boletim de Ocorrência a Delegacia de Polícia Civil de Palmeira e ao IAP de Ponta Grossa para medidas penais e administrativas cabíveis.