Destaques

Notícia publicada sexta-feira 03 julho 2015

Prefeitura deve pagar retroativo ao piso salarial de professores a partir de outubro

Gostou, compartilhe

Profissionais do magistério da rede municipal de ensino de Palmeira devem começar a receber no próximo mês de outubro valores retroativos referente às diferenças para o piso nacional do magistério que não foram aplicados sobre seus vencimentos no período de 2011 a 2014. O assunto foi discutido na sexta-feira (3), em reunião com representantes da administração municipal e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palmeira (Sismup), quando foi feito o acordo para o pagamento dos valores devidos pela Prefeitura à categoria.

Para dar resposta a uma antiga reivindicação da categoria, a Prefeitura propôs o pagamento do valor retroativo do período de 2011 a 2014 através de parcelas, as quais devem começar a ser pagas a partir de outubro. De acordo com o prefeito Edir Havrechaki, é necessário que todos os profissionais do magistério que tem valores a receber entendam e concordem com a proposta. “Nós vamos apresentar esta proposta durante uma assembleia que deve acontecer em setembro, onde vamos apresentar a forma de pagamento dos valores”, afirmou o prefeito.

O Departamento de Recursos Humanos já trabalha nos cálculos, que, segundo a diretora, Manuella Ferreira Marques, serão feitos individualmente conforme as especificações de cada profissional, incluindo não só o valor do salário, como também adicional de férias e 13° salário.

O piso salarial nacional do Magistério foi instituído por lei em julho de 2008. Este ano, teve reajuste de 13,01%, passando de R$ 1.697,39, vigente até final de 2014, para R$ 1.917,78, em todo o país. A administração municipal já realizou a equiparação dos salários dos professores ao novo piso em 2015, entretanto a diferença entre o salário e o piso nos anos anteriores ainda existe.