Destaques

Notícia publicada quinta-feira 09 março 2017

Girassol e outras 14 empresas dos Campos Gerais recebem Selo de Qualidade no Turismo

Gostou, compartilhe

 O Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, ciclo 2016/2017 entrega no próximo dia 17, no Expo Unimed Curitiba certificados a 15 empresas da região dos Campos Gerais que atingiram os parâmetros de qualidade e o Restaurante Girassol de Palmeira será um dos contemplados. O evento será às 18h30 é um reconhecimento às organizações que investem em melhorias em seus processos de gestão e a qualidade na prestação de serviços. No Estado, 120 micro e pequenas empresas serão reconhecidas.

Dentre as que serão certificadas na região dos Campos Gerais estão o Hotel Planalto, Restaurante Pousada Fazenda Virá, Pousada Fazenda Virá, Hotel San Juan, Itaytyba Ecoturismo, Frederica´s Koffiehuis, Lanchonete Soledade II, Churrascaria Lugano, Bird Eventos, Vila Coruja Festas, Premium Vila Velha Hotel, Cooptur – Cooperativa Paraense de Turismo, Barão Bar Bistrô, Parque Histórico de Carambeí e Restaurante Girassol.

Programa

Há um ano elas participam de um programa do Sebrae/PR, desenvolvido em parceria com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Conventions, Paraná Turismo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

“O Selo é um reconhecimento de todo o trabalho desses empresários que estão investindo em suas empresas e pensando na melhor qualidade para os seus turistas, que têm uma exigência cada vez maior”, comenta a consultora do Sebrae/PR, Nádia Joboji. Para ela, o selo chancela a busca pela excelência e melhoria da competividade.

O conteúdo prevê uma série de etapas para elaboração de diagnóstico empresarial, feito com base em questionários respondidos pelos gestores, treinamentos, palestras, avaliações de consultores e visitas técnicas. São avaliados requisitos legais, processos de gestão, sustentabilidade e atendimento, itens de infraestrutura e oferta de serviços. O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o responsável pela análise de conformidade e avaliação das empresas no final do processo.

O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e profissional das empresas do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade de produtos e serviços. Nesta edição, além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliadas agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos, onde o Sebrae/PR já atua com projetos no segmento, como em Curitiba, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Campos Gerais. A iniciativa também propiciou a participação de empresas de outras regiões do Paraná, através de Chamada Pública.

O coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, Aldo Cesar Carvalho, explica que uma das vantagens do programa é estimular a melhoria contínua na gestão do negócio e na prestação de serviço aos turistas. Ele conta que o conteúdo aponta soluções para reduzir perdas e custos no processo produtivo, para melhorar a rentabilidade e aumentar o lucro. “Nos treinamentos, as empresas recebem informações, entre outros enfoques, sobre como assegurar que o produto, serviço ou sistema atenda às normas vigentes exigidas pela legislação, o que permite ainda medir a evolução do negócio”, completa.

Fotos: Divulgação/Google Maps