Destaques

Notícia publicada quarta-feira 21 novembro 2018

Rotary Club e Secretaria de Educação premiam vencedores da Maratona Intelectual

Gostou, compartilhe

Na tarde de segunda-feira (19), no Salão da Escola Municipal Integrada Imaculada Conceição – Jesuíno Marcondes aconteceu a premiação da 9ª Maratona Intelectual realizada na cidade pelo Rotary Club de Palmeira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A Maratona Intelectual foi criada pelo Rotary Club de Ponta Grossa e recebe o nome de Maratona Olavo Alberto de Carvalho, sendo realizada a mais de 50 anos pelo clube de serviço.

A prova deste ano que aconteceu no dia 29 de setembro, contava com 25 perguntas de conhecimentos gerais, aliadas ao tempo de raciocínio do aluno e teve a participação de 49 estudantes, que representaram 13 escolas da rede municipal de ensino.

Antes da premiação aconteceu uma apresentação cultural dos alunos da Escola Integrada, e em seguida a premiação. Estiveram presentes o presidente do Rotary Club de Palmeira João Alberto Mayer além de integrantes do clube de serviço, a Secretária de Educação, Carla Marcondes de Albuquerque e o Secretário de Gestão Pública Geraldo Nepomuceno das Neves.

A secretária de educação destacou a importância da participação dos alunos e professores nos mais diversos eventos realizados pelas parcerias com a secretaria. Em especial este da Maratona Intelectual, disse o que “Mais importante que premiar os alunos participantes é destacar e parabenizar o comprometimento da comunidade escolar. Com pais que acreditam no desenvolvimento e aprimoramento do ensino municipal e de seus filhos”. Carla destacou os avanços e salientou a tristeza pela escola que foi incendiada no dia 16, ela participou da abertura e se retirou devido a compromisso referente a escola de Quero-Quero.

Na sequência todos os alunos que fizeram a prova da Maratona receberam medalhas pela participação. Foram premiadas com troféus as três escolas que tiveram as maiores médias entre seus alunos participantes, sendo que a primeira colocada com média de 85 pontos foi a Escola Municipal Eurides Teixeira de Oliveira, que ganhou também o troféu transitório anual de eficiência, “Prêmio Assad Kustand Kardush” em homenagem a um dos fundadores do Rotary Club de Palmeira, que também era professor.

Em segundo lugar a Escola Municipal Pedro Gross Filho com média de 81 pontos e com o terceiro lugar a Escola Municipal Anna Ferreira de Freitas, com média de 79 pontos. Vale ressaltar que neste ano as médias foram maiores que no ano passado.

Premiados na Maratona

Em primeiro lugar, Francieli de Camargo do Valle da Escola Municipal Pedro Gross Filho com 23 acertos e recebeu como prêmio um Tablet; em 2º Isabele Hartman Amâncio da Escola Municipal Professor Eurides Teixeira de Oliveira também com 23 acertos e como prêmio uma bicicleta; em 3º Alan Felipe Ripka da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário com 22 acertos e como prêmio Tablet; em 4º Luisa Viana da Escola Municipal de Witmarsum com 22 acertos e como prêmio Tablet e em 5º Kauane Berger Monegati da Escola Municipal Professor Gabriel Prestes com 22 acertos e como prêmio um Tablet. Tanto o 1º e 2º, como o 3º, 4º e 5º lugares tiveram empate em número de questões acertadas, sendo desempatada a classificação pelo menor tempo de realização da prova.

Premiação da 21ª OBA

Além da premiação da Maratona Intelectual do Rotary, o evento também foi utilizado para entrega oficial aos alunos premiados na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). A Olimpíada é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a Agência Espacial Brasileira abrangendo alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Palmeira foi bem representada nas provas, que continham questões voltadas às áreas de ciências, onde os alunos conquistaram medalhas.

Fotos: Divulgação e Moacir Guchert