Destaques

Notícia publicada segunda-feira 17 junho 2013

Traçado ferroviário do Mato Grosso do Sul a Paranaguá passa pelo município de Palmeira

Gostou, compartilhe

O ramal ferroviário que irá cortar o estado do Paraná de oeste a leste, ligando o Mato Grosso do Sul até o Porto de Paranaguá, no litoral paranaense, cujo traçado já foi definido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tem a obra orçada em aproximadamente R$ 9 bilhões, irá passar pelo município de Palmeira e deve impactar diretamente na economia local.

Com sua primeira parte do traçado já definida – o trecho que compreende de Maracaju até a Estação Engenheiro Bley, no município da Lapa – vai passar por dentro do território de quatro municípios da região dos Campos Gerais (Irati, Fernandes Pinheiro, Palmeira e Porto Amazonas), devendo exercer forte influência no setor industrial e na atração de novos investimentos.

A expectativa dos especialistas é de que o ramal atraia mais investimentos para a região, que poderão beneficiar Palmeira diretamente. Estima-se que os principais setores a serem beneficiados são os de serviços e da indústria.

A ANTT começou a preparação da licitação do novo traçado ferroviário, que começa a 12 quilômetros da cidade de Maracaju e até o município de Mundo Novo, onde atravessa o rio Paraná, entrando em território paranaense, cortando vários municípios até chegar à Lapa.