Destaques

Notícia publicada segunda-feira 18 fevereiro 2019

Vereador pede Comissão Especial para apurar supostas irregularidades contra Santa Casa

Gostou, compartilhe

Na terça-feira (12), durante a realização da 2ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal, o vereador João Alberto Gaiola (PDT), apresentou um requerimento solicitando a constituição de uma Comissão Especial para apurar denúncias de supostas irregularidades publicadas na rede social Facebook contra a Santa Casa de Palmeira.
Gaiola fez pronunciamento e discorreu sobre o seu requerimento. Segundo ele, “essa instalação da Comissão Especial é para que se convoquem as pessoas que fizeram as denúncias em redes sociais sobre as supostas irregularidades na administração da Santa Casa de Palmeira”.
Postagens
As postagens na rede social, foram feitas por Alex Pacheco e Jeferson Luiz Pereira, sendo que eles fazem acusações contra a administração do hospital, conforme demonstrado através de cópia das postagens anexadas ao requerimento. Além das denúncias, cobram fiscalização por parte dos vereadores e da Câmara Municipal.
O vereador comentou que a Santa Casa recebe recursos públicos, na forma de subvenção e de custeio do Pronto Atendimento, e as denúncias estão relacionadas a este fato. Gaiola afirma que “uma ação do Legislativo é legal e necessária, um compromisso social do qual os parlamentares não devem se afastar”. Ele afirmou que a Santa Casa esclareça as denúncias. Os termos usados pelos denunciantes foram: bando, tráfico de influência, troca de favores, crime, tortura e assassinatos. “Isso é muito grave e só uma comissão especial da Câmara pode buscar informações seguras e apresentar o relatório fundamentado sobre as acusações”, finalizou.
Nota oficial
A redação da Gazeta de Palmeira entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Palmeira, que através de nota esclarece que: “A Secretaria de Saúde, comunica que irá aguardar a documentação oficializada pela Câmara de Vereadores para se pronunciar sobre o assunto, e que repudia denúncias realizadas através de redes sociais sem qualquer embasamento. A Secretaria de Saúde esclarece que possui convênio com o hospital Santa Casa para realizar atendimentos de urgência, emergência e maternidade, que se estende em atendimento médico para qualquer intercorrência que ocorra nas alas do hospital, disponibilizando médico 24 horas por dia.
A Secretaria de Saúde ressalta que busca sempre fortalecer o convênio com a Santa Casa de Palmeira, tendo em vista que necessita do trabalho em conjunto para que os pacientes recebam atendimento hospitalar necessário e de qualidade.”
Nota de Esclarecimento
Em contato com a Santa Casa sobre o assunto, foi enviada a redação do jornal a seguinte nota: “A Provedoria da Santa Casa de Misericórdia, tendo em vista às graves acusações veiculadas pela imprensa e objeto de denúncia ofertada à Câmara de Vereadores de Palmeira, vem em público prestar os seguintes esclarecimentos: a Santa Casa de Misericórdia nega veementemente as acusações de maus tratos, tortura e inépcia que lhe são atribuídas; Esclarece que o atendimento da paciente em questão, seguiu todos os protocolos, sendo que, uma vez ciente das graves denúncias, iniciou-se procedimento investigativo, consistente no atendimento de familiares da paciente, que inclusive se comprometeu à fornecer o prontuário do atendimento, realizado na cidade de Ponta Grossa e que materializaram as denúncias, possibilitando a investigação, providência ignorada pelo denunciante.
De qualquer forma, foi instaurado procedimento sindicante, com comissão composta por profissionais isentos, que visa elucidar todos os fatos; Por respeito à intimidade da paciente e por amor ao sigilo médico, eximimo-nos de quaisquer comentários acerca dos procedimentos adotados, mesmo que tal postura importe em prejuízo ao esclarecimento à população. Alertamos que: a respeito das transferências de valores relativos aos convênios mantidos, entre a Municipalidade e este Hospital, importará na imediata paralisação do atendimento sem que se tenha, ao menos, ofertado a oportunidade de defesa. Por fim, reiteramos nosso compromisso com a população de Palmeira, com a excelência do atendimento e, principalmente com o bem-estar do ser humano”.
Comissão Especial
Conforme apresentação do Requerimento pelo vereador João Alberto Gaiola, à Mesa Diretiva da Câmara Municipal solicitando a instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI), para apurar as denúncias, a mesma deu entrada na Ordem do Dia da próxima Sessão Ordinária a ser realizada na terça-feira (19), onde os vereadores irão deliberar pela aceitação ou não do Requerimento apresentado.
Em caso de aprovação do Requerimento de instalação da Comissão, segundo o Regimento, os líderes dos partidos devem apontar nomes de três integrantes para compor a CEI, que deverá se reunir e escolher um presidente, um relator e mais um membro e também que vão escolher data e horário das reuniões da comissão.

Foto: Divulgação Câmara Municipal de Palmeira