Destaques

Notícia publicada quarta-feira 25 janeiro 2017

Viveiro Porto Amazonas – VPA define a data do 4º FEPLAN e traz novidades para esta edição

Gostou, compartilhe

O Viveiro Porto Amazonas já definiu as datas do quarto Feplan, que será realizado entre os dias 8 a 11 de março em Porto Amazonas na localidade de Nova Restinga, sede da empresa, com muitas novidades e um formato novo nesse ano, que chega em sua quarta edição.

O Feplan é um feirão de plantas ornamentais com preços abaixo dos praticados habitualmente sendo uma oportunidade de negócios e ainda sempre traz palestras técnicas para quem quer aprender mais sobre paisagismo, jardinagem, sustentabilidade e ecologia. Todas as palestras são gratuitas e de alto nível de capacitação. Universidades, colégios técnicos, agricultores, amantes do verde e cidadãos comuns são o público que já participaram dos eventos anteriores, lembra Dioser Silva gerente do VPA, e quem vier visitar poderá contar com alimentação no local onde funcionará um restaurante durante todo o evento.

Muitas pessoas vêm apenas para passear e respirar ar puro e já compram uma plantinha para sua casa ou até mesmo planejar um jardim completo. Teremos palestras com um Paisagista de Curitiba Arnaldo Brandão que trará esse ano em formato prático esse mini curso de como fazer seu jardim desde o planejamento até sua implantação.

Traremos lançamentos de novas parcerias que marcarão um novo futuro para os negócios do VPA, e as palestras são uma forma de capacitar o cliente consumidor e incentivar ao convívio cada vez maior do homem moderno com a natureza, comemora o Biólogo Leonel Anderman diretor da empresa.

Esse ano o VPA completa 48 anos de existência através da longa história do seu precursor Claudio Lenine Anderman, fundador dos trabalhos na região de Porto Amazonas e Palmeira. Ele conta que mais de 20 milhões de unidades já foram produzidas e vendidas desde frutíferas até arvores e plantas ornamentais em mais de décadas para vários lugares do País e do exterior (América Latina e Europa).

Com toda essa história o VPA prepara o início de uma nova parceria que trará ainda mais destaque regional e nacional para a empresa que é a produção e estudos com o Pinheiro do Paraná (Araucária Angustifólia) juntamente com o Doutor e Professor da UFPR Flávio Zanette, que estuda a espécie há décadas e agora iniciam uma parceria com a empresa VPA, passando técnicas e materiais genéticos selecionados, onde o VPA produzirá e comercializará as mudas pagando royalties ao cientista.

É uma honra participarmos dessa história e ainda termos e endosso do Professor Flávio, e poder dizer que nossa empresa de uma forma inovadora estará produzindo essa espécie criticamente ameaçada de extinção. Com essa metodologia poderemos inverter esse quadro fazendo com que o Pinheiro do Paraná possa dar lucro com a produção de pinhões, o qual vem sendo explorado há anos, porém sem um manejo correto, pois todo o produto consumido e extraídos das remanescentes árvores restantes em pequenas áreas e fragmentos que restaram ao longo da região Sul do Brasil.

No mesmo dia do lançamento haverá também a divulgação dos estudos da avifauna da região a qual o VPA em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba através do Museu do Capão da Imbuia com seus pesquisadores Pedro Scherer Neto, Antenor Silva e Patrícia Weckerlin, traz para os expectadores o levantamento de espécies e ainda a importância da preservação das mesmas, interando em harmonia com as diversas modalidades de Agricultura da região onde os organizadores esperam poder reunir a comunidade vizinha e apresentar um plano novo de manejo de conservação das propriedades sem interferir ou prejudicar a fauna local.

O biólogo e diretor do VPA Leonel Carlos Anderman (Leco) faz o convite às pessoas para que venham participar dessa grandiosa festa da natureza que inclusive tem a possiblidade de levar sua empresa para participar do evento. Maiores informações poderão ser obtidas através do e-mail: comercial@viveiroportoamazonas.com.br ou ainda pelos telefones (42) 3256-1594 – 9 9122-1661.