Histórias das Eleições Municipais

Notícia publicada segunda-feira 17 setembro 2012

Altamir Sanson conquista segundo mandato de prefeito com quase 52% dos votos

Gostou, compartilhe

Altamir -Diplomação 2004A eleição municipal de 2004 foi marcada por uma vitória inques-tionável de Altamir Sanson, candidato a prefeito pelo PPS, em coligação formada ainda pelo PTB, PSL, PL e PRTB, que arrebatou quase 52% dos votos na disputa pela Prefeitura Municipal, concorrendo contra dois adversários: Egon Krambeck, do PP, em coligação com PFL, PTC, PRP e PSDB, e José Przybysewski, do PT, coligado com PDT, PMDB, PSC, PHS, PV e PCdoB. Com isto, Sanson conquistou o seu segundo mandato de prefeito de Palmeira, pois já havia exercido o cargo no período entre 1993 e 1996.
Na eleição realizada no dia 3 de outubro de 2004, o resultado final apontou para a vitória de Sanson com 9.759 votos. O candidato do PP, o vereador Egon Krambeck, representando a situação, com apoio do então prefeito Mussoline Mansani, somou 4.762 votos, enquanto o terceiro concorrente, o também vereador José Przybysewski (PT) obteve 4.361 votos.
Ao assumir a Prefeitura, em janeiro de 2005, juntamente com o vice-prefeito Álvaro Bacila (PTB), o quadro herdado apresentava um cenário beirando o caos, com pagamentos pendentes que chegavam a valor próximo de R$ 2,5 milhões, salários do funcionalismo do mês de dezembro sem quitação, atrasos nos repasses de contribuições ao Fundo de Previdência e Assistência, o Fundão, veículos, máquinas e equipamentos em situação precária e muitas outras mazelas que necessitavam de atenção e solução rápidas.
A primeira ação foi fazer a quitação dos salários do funcionalismo já nos primeiros dias de janeiro e dos salários do mês ainda dentro do mesmo, o que aconteceu, graças à decisão de suspensão de pagamentos até que todos os casos fossem analisados um a um. Os reparos e consertos necessários em veículos e máquinas foram autorizados e começou um estudo para transformação do Fundão em autarquia, o que acabou ocorrendo em maio, quando foi aprovado projeto de lei pela Câmara Municipal autorizando a criação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), juntamente com o parcelamento da dívida principal em 360 meses.
Na sequência do seu segundo mandato como prefeito de Palmeira, Sanson acumulou algumas conquistas importantes para o município, entre elas a inauguração do Núcleo Habitacional Parque dos Papiros e da nova estação de tratamento de esgotos da Sanepar, ambas obras custeadas pelo governo do Estado e iniciadas antes  que assumisse o mandato. Mas foi com a pavimentação de ruas, especialmente dos bairros do Rocio e da Vila Rosa, que marcou sua administração em termos de obras.
Com crédito acumulado, mas com a baixa do vice-prefeito, após rompimento do relacionamento político em 2007, o prefeito partiu para disputar a reeleição no ano seguinte, contando com o apoio de sete dos nove vereadores e em uma situação bastante confortável da Prefeitura Municipal no que diz respeito às finanças, que herdara com inúmeros problemas.
Altamir - Posse em 2005

Câmara Municipal volta a ter nove vagas na eleição de 2004

A eleição para a Câmara Municipal de Palmeira, em 2004, trouxe como novidade a volta de nove vagas, em obediência à resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) baixada no ano anterior. Os partidos da coligação do prefeito eleito elegeram quatro vereadores e as cinco vagas restantes ficaram com a oposição. Isto, no entanto, não representou problemas para a administração de Sanson, que passou a contar com o apoio de outros três vereadores já nos primeiros momentos do mandato. Um dos episódios destacados naquela legislatura foi a morte do vereador Ivani Hornes, do PTB, em dezembro de 2006, abrindo a vaga para Inácio Budziak, primeiro suplente do partido.

Vereadores eleitos em 2004

Tabela votos 2004