Histórias das Eleições Municipais

Notícia publicada terça-feira 19 junho 2012

Disputa acirrada na eleição de 1950 define Alfredo Bertoldo Klas como prefeito de Palmeira

Gostou, compartilhe

Alfredo Bertoldo Klas assina termo de posse como prefeito de Palmeira, em 1º de fevereiro de 1951.

A eleição realizada no dia 3 de outubro de 1950 aconteceu para eleger os sucessores do prefeito e dos vereadores eleitos em 1947, cujo mandato expiraria no dia 31 de janeiro de 1951. Aquela foi uma eleição geral para escolha de presidente da República, senadores, deputados federais, governadores de estados e deputados estaduais. Estavam aptos a votar no município de Palmeira 5.062 eleitores, dos quais 3.623 compareceram e votaram. O candidato do PSD, Alfredo Bertoldo Klas, recebeu 1.912 votos, contra os 1.665 votos dados a Daniel Mansani, candidato da coligação PTB, PR, UDN e PSP. Assim o advogado e ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial conquistou o mandato de prefeito.

Klas assumiu a Prefeitura Municipal no dia 1º de fevereiro de 1951, recebendo o cargo do prefeito e correligionário Benjamin Malucelli, já empossado vereador na ocasião do ato de transmissão do cargo. A estratégia de ocupar vaga na Câmara Municipal, além de garantir a maioria das cadeiras no Legislativo, também manteria Malucelli em projeção para a disputa a prefeito na eleição municipal de 1955.

A formação acadêmica e militar de Klas o motivou a instituir os símbolos oficiais do Município de Palmeira, como o brasão, através de lei de 1954, a bandeira e o hino, com leis de 1955. Ainda, durante seu mandato foi inaugurado o prédio da Prefeitura Municipal e o Cine Teatro, na praça Mal. Floriano Peixoto, cujas obras haviam sido iniciadas pelo antecessor, Benjamin Malucelli.

O mandato de Klas, porém, também passou por situações polêmicas, como a cessão de parte do território municipal para Ponta Grossa, incluindo o que hoje é o Distrito de Guaragi e as localidades de Santa Cruz e Sutil. A extensão territorial e os parcos recursos da época, segundo a justificativa, impediam uma maior atenção a todo o território do município, especialmente na conservação das estradas e atenção à população residente no interior.

Cumprindo o mandato de prefeito até o final, Klas candidatou-se e elegeu-se vereador em 1955 para mais um mandato no Legislativo. Foi neste ano, através de sua iniciativa, que um grupo de estudiosos e interessados pela história fundou o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira. Depois da vereança, saiu da vida pública para se dedicar à carreira de professor do curso de Direito, em Ponta Grossa, onde reside até hoje, constituindo-se no único ex-prefeito de Palmeira ainda vivo.

Câmara Municipal

Na disputa pelas nove vagas da Câmara Municipal, o PSD levou vantagem e ficou com cinco cadeiras, graças à votação do prefeito licenciado Benjamin Malucelli. Porém, o desempenho da oposição fez com que a participação dos partidos da coligação aumentasse em 100%, passando de duas cadeiras conquistadas na eleição de 1947 para quatro vagas a partir da legislatura entre os anos de 1951 e 1955.

Vereadores eleitos

Benjamin Malucelli                         624 votos

Artur Barão                                       291 votos

José Aristóteles Dias Jr.                 289 votos

Ricardo Borges Seixas                     248 votos

Mieczyslau Bruginski                     233 votos

Jacob Stadler                                    182 votos

Adheir Reis Machuca                     176 votos

Orlando Mezzadri                            126 votos

Durval Stelle                                    119 votos