Histórias das Eleições Municipais

Notícia publicada terça-feira 07 agosto 2012

Mussoline Mansani é eleito prefeito de Palmeira em 1982 no retorno ao pluripartidarismo e em eleição geral

Gostou, compartilhe

Mussoline Mansani Após mudanças nas regras dos mandatos de prefeitos, a eleição municipal de 1982 aconteceu seis anos após a de 1976. O período prolongado de mandato beneficiou o então prefeito Baptista Cherobim, eleito pela ARENA e agora filiado ao PDS, e beneficiaria o seu sucessor, a ser escolhido pelos 12.074 eleitores aptos a votar no dia 15 de novembro daquele ano, no que seria a primeira eleição geral após a abertura política e o pluripartidarismo, nos últimos anos de regime militar no Brasil. O industrial do setor madeireiro Mussoline Mansani, filho do ex-prefeito Daniel Mansani, era o candidato a prefeito pelo PMDB. Ele venceu nas urnas os dois candidatos do PDS, o então vice-prefeito Marcos José Malucelli e o empresário Genézio Gomes Lima Neto.

Na eleição de 1982, 10.850 eleitores do município compareceram para votar e 6.050 optaram por Mansani, contra 2.031 votos dados a Malucelli e 1.787 a Lima Neto. Foram registrados ainda 598 votos em branco e 384 votos nulos. Os eleitores eram obrigados, na ocasião, a votar de forma vinculada nos candidatos do mesmo partido, para governador, senador, deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador. O voto não vinculado era considerado nulo.

Superando os dois adversários do PDS, Mansani garantiu a primeira vitória do PMDB, partido que sucedeu o MDB do bipartidraismo, em eleições municipais em Palmeira. Juntamente com Amadeu Mário Margraf, o vice-prefeito eleito, foram diplomados pela Justiça Eleitoral em 7 de dezembro daquele ano e empossados em 1º de fevereiro de 1983.

O mandato de seis anos pela frente proporcionava uma oportunidade ímpar de planejamento para o desenvolvimento do município. Além disso, a ampliação das responsabilidades do poder municipal exigia maior organização da administração municipal, que passava, por exemplo, a gerir questões de saúde e de educação, além de outras anteriormente já afeitas a ele. Conceitos como estrutura administrativa e plano diretor ganhavam um novo prisma, merecendo investimentos para sua implementação e eficácia dentro de breve espaço de tempo.

Graças a um aporte nunca antes visto de recursos públicos nos setores de saúde, educação, saneamento e infra-estrutura urbana e rural, a administração de Mansani foi marcada por obras tanto na cidade como nas principais localidades do meio rural, com destaque para as escolas, postos de saúde, sistemas de abastecimento com água tratada e adequação de estradas para a nova realidade da produção agrícola e desenvolvimento humano. Na cidade, a gestão de Mansani proporcionou a ampliação das redes de distribuição de água e de coleta de esgotos, pavimentação de ruas e a polêmica obra do calçadão da rua Conceição.

Os recursos financeiros captados no exterior pelo governo do Estado, sob o comando de José Richa, irrigavam as obras no interior do Paraná e Palmeira foi bastante beneficiada na época pelo fato de governador e prefeito pertencerem ao mesmo partido e estarem sintonizados com a necessidade e oportunidade de transformações, que ocorreram para começar a mudar a realidade da população.

 

PMDB faz maioria na Câmara com seis eleitos

Embora o pluripartidarismo já estivesse vigente no Brasil, a eleição em Palmeira contou com a participação de apenas dois partidos. Os sucessores de ARENA e MDB, o PDS e o PMDB disputaram a eleição de 1982 com candidatos a prefeito e a vereador. Seguindo a tendência de rejeição ao partido do governo federal, motivada pelo não atendimento às reivindicações de abertura política e eleições diretas para todos os cargos, a eleição para o Legislativo garantiu seis das nove cadeiras na Câmara Municipal ao PMDB. O mesmo se deu em outros níveis com relação a senadores, deputados federais e estaduais, com o partido da oposição obtendo a maioria das vagas nas casas legislativas. Ao PDS, restaram três vagas para vereadores que, a partir de 1º de fevereiro de 1983 passariam a ser a oposição ao prefeito e aos vereadores do PMDB.

 

Vereadores eleitos em 1982

Tabela