Esporte

Notícia publicada segunda-feira 20 julho 2015

Atletas de Palmeira e Porto Amazonas realizam exame de troca de faixa

Gostou, compartilhe

Atletas dos municípios de Palmeira e Porto Amazonas estiveram reunidos no ultimo sábado (18) para realizar exame de troca de faixa de Karate Shubu-Do, no Ginásio de Esportes Durval Antônio de Freitas. Cerca de 20 atletas participaram do evento para realizar trocas entre todas as categorias de faixas, iniciando na faixa branca e dando sequência nas demais faixas (amarela, laranja, verde, roxa e preta).

As atletas mirins Gabriela Gomes da Costa, de Porto Amazonas, faixa laranja que foi aprovada com êxito para faixa verde e laranja, e Amanda Yasmim Marques dos Santos, de Palmeira, faixa branca que foi aprovada com méritos para faixa amarela, destacaram-se durante o exame ao demonstraram muita técnica e disciplina, realizando movimentos de forma precisa, harmoniosa e, sobretudo, com força.

O atleta Marcos de Paula, de Palmeira, que prestou exame para se graduar na faixa preta 2º Dan, também foi um dos destaques do evento. Ele realizou provas escrita e física para conquistar a almejada graduação.

O mestre Heitor Marcos Guera, 5º Dan, aproveitou a oportunidade para destacar que os ensinamentos não terminam no momento que o atleta alcança a faixa preta, pois na sequência começa uma nova etapa em que os aprendizados incluem outras técnicas como luta de chão com quedas, projeções e imobilizações, uso da defesa pessoal incluído equipamentos como nunchaco, tonfa e bastão, além de defesas contra arma de fogo e luta com faca, entre outras.

“Espero que mais pessoas, tanto homens como mulheres, procurem as artes marciais para buscarem uma melhor qualidade de vida. Além de fazer bem a mente, o karate ajuda a cuidar da boa forma e saúde do corpo, sendo também uma excelente forma de defesa pessoal para ser usada nos dias de hoje”, disse Guera.

O Gran Mestre Edson Carlos de Oliveira, 12º Dan, fundador do estilo e presidente da associação de Artes Marciais Karate Shubu-Do esteve presente no evento, acompanhado de outros profissionais da área que aplicaram o referido exame de faixas.