Esporte

Notícia publicada segunda-feira 25 maio 2015

Ciclistas percorrerão mais de 1.000 km até Basílica de Nossa Senhora de Aparecida

Gostou, compartilhe

Três ciclistas de Palmeira irão percorrer mais de 1.000 km para chegar até a Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP). Marivaldo Assunção Coelho, Roque Baraus e Paulo Chemin devem sair de Palmeira no dia 22 de agosto, na Praça Marechal Floriano Peixoto.

Caso tudo aconteça como o planejado, a viagem terá duração de 10 dias. A primeira etapa consiste em ir até o município de São Carlos (SP), distante 572 km de Palmeira. A partir deste momento começa o Caminho da Fé, com trajeto de São Carlos até Aparecida e percurso de 521 km, passando por Minas Gerais e várias cidades como Descalvo, Porto Ferreira, Tambaú, Casa Branca, Águas da Prata e outras. No total os ciclistar percorrerão 44 municípios até o local de chegada.

Caminho da Fé

O Caminho da Fé é um trajeto de peregrinação inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A rota é sinalizada por setas amarelas e composto por trechos de estradas de terra, asfalto, trilhas dentro de fazendas e trilhos de trem, compondo um percurso de cerca de 400 km, incluindo municípios do estado de São Paulo (onde termina na cidade de Aparecida, na Basílica, e também do estado de Minas Gerais.

Os principais objetivos do caminho são possibilitar, simultaneamente, momentos de reflexão e de fé, saúde física e psicológica através do exercício, ou seja, a integração do homem com a natureza e com a religião.

A infra-estrutura é composta por pousadas e hotéis de categorias diversas (em regiões urbanas ou rurais). Demora-se, em média, de 12 a 15 dias para finalizá-lo a pé. Alternativamente, há pessoas que o fazem com bicicletas.