Destaques

Notícia publicada terça-feira 30 julho 2013

Francisco Calle Filho é campeão nacional do Ranch Sorting no 36º Campeonato da ABQM

Gostou, compartilhe

A Agropecuária Grão Forte, de Palmeira, esteve representada no 36º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha por Francisco Heitor Calle Filho. Ele, junto com o mineiro Leandro Alves de Queiroz, em uma das mais disputadas modalidades, o Ranch Sorting Amador, sagraram-se campeões nacionais, conquistando a cobiçada fivela de ouro como troféu pela vitória na prova disputada em Avaré (SP), no último dia 18.

Calle Filho também conquistou o 2º lugar na modalidade Team Penning categoria Aberta em trio formado ainda por Marcos Carvalho (Toza) e Leandro Alves de Queiroz, que na categoria Amador Principiante também obteve 3º e 4º lugares. Todas as colocações foram conquistadas montando animais criados e treinados em Palmeira.

Mais uma vez a raça Quarto de Milha mostra sua força e apresenta números que fazem do 36º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha um novo recordista em participações. Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o evento que foi realizado de 13 a 21 de julho, no Parque de Exposições dr. Fernando Cruz Pimentel, finalizou suas inscrições apontando 5.751 conjuntos. Segundo o Departamento de Esportes da ABQM, essa quantidade de inscrições corresponde a 2.215 animais em competição, os quais disputaram o almejado título nacional em 18 modalidades.

Ranch Sorting

A Ranch Sorting é uma prova relativamente nova no Brasil com cerca de três anos de prática e desde então a ABQM começou a apoiar esta modalidade. A principal característica da prova é contar com a habilidade entre cavalo e cavaleiro e muito agilidade do conjunto. O competidor deve tirar dez bois de um curral para o outro no menor tempo possível, numa demonstração que simula exatamente a lida dentro da porteira no traquejo e rapidez do vaqueiro na condução da boiada para o curral.

No caso da dupla campeã da prova em Avaré, este ano, o tempo gasto para cumprir a prova foi de 61 segundos, com a decisiva participação dos cavalos GF The Best Star, montado por Calle Filho, e Somebody Missy JTR, montado por Queiroz.