Esporte

Notícia publicada terça-feira 30 julho 2013

Fundada em Porto Amazonas a Federação de Levantamento de Peso do Paraná

Gostou, compartilhe

No último sábado (27), um grupo de pessoas composto por admiradores, atletas, ex-atletas, treinadores de levantamento de peso e educadores físicos, convocados pela comissão de organização, através de circular de convocação e convites, estiveram em Porto Amazonas com a finalidade de fundar a Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Estado do Paraná (FELP-PR).

A reunião teve o objetivo de aprovar o estatuto e realizar a eleição dos membros da diretoria da FELP-PR. O evento contou com a presença do presidente da Federação Esportiva de Levantamento de Peso do Estado do Rio de Janeiro e do treinador da Seleção Brasileira de Levantamento de Peso, Dragos Doru Stanica, além de profissionais da área de esporte, membros de clubes e admiradores do esporte.

A FELP-PR tem como finalidade a coordenação, administração, normatização, apoio e prática de Levantamento de Peso em modalidades olímpicas e paraolímpicas dentro do Paraná. Além disso irá promover, dirigir, patrocinar e/ou supervisionar qualquer campeonato ou torneio desse desporto, seja estadual, nacional ou internacional, de acordo com as Regras Oficiais do Levantamento de Peso, inclusive o paraolímpico, praticado por portadores de deficiências. Quando a Confederação Brasileira e a Federação Internacional permitirem, a FELP-PR também irá representar oficialmente o Levantamento de Peso em todo o Estado do Paraná, território de sua jurisdição, bem como no território nacional e internacional, em competições amistosas ou oficiais.

Até o presente momento o Paraná não possuía uma entidade que representasse o levantamento de peso olímpico, diferente de outras modalidades como o ciclismo, judô, pugilismo, taekwondo, futebol, vôlei e outras tantas modalidades olímpicas que já tinham representação por suas federações.