Esporte

Notícia publicada terça-feira 15 setembro 2015

Jogos da Primavera começam na sexta-feira com 123 estabelecimentos de ensino

Gostou, compartilhe

Mais de 120 estabelecimentos de ensino fundamental, médio, pós-médio, sequencial, profissionalizante, de jovens e adultos e instituições de ensino superior de 20 municípios paranaenses vão participar da 60ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEP), promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), de 18 a 26 de setembro.

A abertura da competição está agenda para sexta-feira (18), a partir das 19 horas no Ginásio de Esportes Borell Du Vernay, em Ponta Grossa, com a o desfile das 123 delegações inscritas, entre estabelecimentos de ensino e cursos universitários da UEPG. A competição abre oportunidade à participação de atletas nascidos em 2001 e anos posteriores; nascidos em 1998 e anos posteriores; e acadêmicos de cursos de graduação, para disputas nas modalidades de atletismo, basquete, futebol, futebol society, futsal, handebol, judô, karatê, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Em comemoração à edição 60 dos jogos, a UEPG realizará Sessão Solene, na quinta-feira (17), às 19 horas, no Grande Auditório da Reitoria. No ato serão homenageados os precursores da competição, entre eles o professor Antônio José França Satyro, idealizador dos Jogos, cuja primeira edição foi disputada em 1956, pelo Diretório Acadêmico Joaquim de Paula Xavier (DAPJX), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa. As homenagens se estenderão ainda a personalidades que contribuíram para a manutenção dos jogos.

Como a mais antiga competição poliesportiva do Paraná, os JEP integram o calendário oficial de jogos do Estado, tendo como objetivo promover o intercâmbio sociocultural e esportivo entre os alunos, pais, professores e as comunidades dos estabelecimentos de ensino de Ponta Grossa e demais regiões do Paraná.