Esporte

Notícia publicada sexta-feira 22 abril 2016

Palmeira recebe certificado por participação no Dia do Desafio 2015

Gostou, compartilhe

No início do mês de abril, Palmeira recebeu o Certificado de Mérito Comunitário, reconhecimento pela sua participação no Dia do Desafio de 2015. Na ocasião os palmeirenses enfrentaram a cidade venezuelana de Miranda e venceram através da participação de 17.541 habitantes, ou seja, 55% da população, contra 23,82% da adversária.

O certificado foi recebido pelo Secretário de Esporte e Cultura, Josiel Caldas, que relatou a importância do evento para conscientizar e fomentar a participação e realização de atividades físicas no município. “Essa brincadeira é séria, mostra que somos capazes de doarmos uma parte do nosso dia para fazer um exercício e sair do sedentarismo, vivendo assim com mais saúde”, ressaltou.

Em relação a 2014, Palmeira mobilizou menos participantes no ano seguinte. Foram 21.816 (68%) há dois anos atrás e 17.541 (55%) em 2015. A Secretaria de Esporte e Cultura de Palmeira já demonstrou interesse em participar novamente do Dia do Desafio, em 2016.

Dia do Desafio

Nesse dia, pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de calculo o número oficial de habitantes do município.

A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

A saudável competição foi criada nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Coordenado pelo Sesc desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (Tafisa), conta com o apoio da International Sport and Culture Association (Isca), da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.